Os Mundos do Trabalho em Portugal e no Brasil

11 de dezembro de 2015, 10h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

Os professores Arnaldo Nogueira e Elísio Estanque discutem as relações de trabalho em Portugal e no Brasil, considerando as realidades da precarização, da ação coletiva, e outras questões ligadas ao trabalho globalizado.

Notas Biográficas

Arnaldo Mazzei Nogueira é Professor Livre Docente / Associado da Universidade de São Paulo desde Junho de 2015 e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica desde Agosto de 2004. Doutorado em Ciências Sociais e o mestre em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), investiga as relações de trabalho e o sindicalismo num contexto de globalização. A sua mais recente pesquisa versou sobre transformações e sentidos do trabalho no sistema financeiro.

Elísio Estanque nasceu no Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel), tendo frequentado o ensino secundário em Aljustrel, Liceu Nacional de Faro, Externato Marquês de Pombal, Lisboa. Com 16 anos fixou residência nesta cidade, onde trabalhou e continuou os estudos. Foi activista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu a licenciatura em Sociologia no ISCTE - Universidade de Lisboa entre 1981 e 1985. Em Novembro de 1985 integrou a equipe de sociologia/ ciências sociais da FEUC, onde se mantém. Desde sempre foi irreverente, independente e crítico dos abusos de poder de todos os tipos; continua activista de diferentes causas de esquerda, mas é contra quaisquer seguidismos e alinhamentos cegos. Procura usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais.

Organização: Organização: Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS/CES)