Apresentação de livro

"Filosofia Africana: da Sagacidade à Intersubjectivação" de José Castiano

8 de julho de 2015, 18h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Até ao presente, quando se trata de filosofia intercultural na perspectiva africana, refere-se implicitamente ao diálogo filosófico entre o chamado Ocidente e a África, o que denomina-se por dimensão vertical da interculturalidade. O livro, no entanto, aborda o problema do diálogo necessário entre a filosofia africana profissional praticada nas instituições formais de educação e a sagacidade filosófica praticada pelos chamados "sages"‎ (Oruka). Este diálogo é denominado por intersubjectivação, que se consubstancia na dimensão horizontal da filosofia intercultural. Esta dimensão foi até então ignorada na filosofia africana.

Para além de dois capítulos analíticos sobre estas questões, o livro trás várias "entre-vistas" com o "velho" Viegas que aborda os problemas da modernidade ocidental (religião, democracia multi partidária, educação para valores, liberdade, etc.) no seu encontro com as tradições locais a partir da perspectiva do povo Makuwa de Moçambique.
 

Mais informação: http://www.ces.uc.pt/ficheiros2/files/castiano_livro.pdf


Atividade no âmbito do projeto 'ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo', do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) e Programa de Doutoramento "Pós-Colonialismos e Cidadania Global"