Excesso de Cidade: consumação do quotidiano e enobrecimento urbano

Rogerio Proença Leite (CES)

9 de abril de 2015, 18h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Revisitar o debate sobre os processos de enobrecimento em áreas de valor patrimonial e analisar seus desdobramentos na construção das sociabilidades públicas. Objetiva-se rever definições, conceitos e controvérsias à luz de experiências recentes, com ênfase nas incongruências lógicas do urbanismo empresarial, com vistas a repensar a cidade.

Nota biográfica

Rogerio Proença Leite é Sociólogo e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). É Professor Associado IV da (UFS/Brasil). É professor do doutorado em Sociologia da UFS, colaborador do Mestrado em Patrimônio do IPHAN (Rio de Janeiro) e do Mestrado/Doutorado em Cidades e Culturas Urbanas da Universidade de Coimbra. Actualmente, realiza Estagio Sênior de pós-doutoramento (bolseiro CAPES/Brasil) no CES, Universidade de Coimbra.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq)