Seminário

A comunicação política contra-hegemónica no Sul da Europa: media, discursos e atores políticos

Maurício Hashizume

Nuno Ramos de Almeida

Sandra Monteiro

Victor Manuel Marí Sáez

29 de julho de 2015, 15h00

Sala 1, CES-Coimbra

Enquadramento

Desde 2008 que se tem assistido a um debate crescentemente intenso entre as narrativas das causas da actual crise económica e financeira na Europa, bem como as das melhores políticas para a combater. Neste debate, os meios de comunicação social têm sido um local privilegiado para a legitimação das narrativas dominantes. Reconhecendo o campo informativo como uma arena marcada por disputas ideológicas, grupos políticos e de jornalistas têm criado progressivamente projectos de informação e de comunicação que pretendem dar voz a narrativas não-dominantes e/ou invisibilizadas. Este seminário pretende analisar e debater as diferentes estratégias e iniciativas de comunicação política contra-hegemónica que têm sido desenvolvidas a partir do Sul da Europa, no atual contexto europeu.


Intervenientes

Victor Marí Sáez (Professor e Investigador - Universidad de Cadiz)

Nuno Ramos de Almeida (Ex-editor-executivo no jornal i;fundador do AGIR e editor/apresentador do programa 'Franco Atirador')

Mauricio Hashizume (Jornalista; Investigador - Alice/CES)

Sandra Monteiro (Jornalista; diretora da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique).


Organização: Sofia José Santos e Sara Araújo


Atividade no âmbito do projeto «ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo»