Moçambique e o Oceano Índico. Literatura e Conhecimento sociocultural

Francisco Noa (Universidade Eduardo Mondlane)

11 de junho de 2014, 15h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Este seminário fará uma breve apresentação do projeto de investigação sobre as literaturas do Índico, partindo da literatura moçambicana. Este projeto tem a direcção de Francisco Noa e está a decorrer no Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança, em Maputo.

Nota biográfica

Francisco Noa é Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2001). É actualmente Diretor Executivo e Investigador do Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança. Publicou os seguintes livros: A Letra, a Sombra e a Água. Ensaios e Dispersões (Maputo, Texto Editores, 2008); Império, Mito e Miopia. Moçambique como invenção literária (Lisboa, Caminho, 2002); A Escrita Infinita (Maputo, Livraria Universitária, 1998); Literatura Moçambicana. Memória e Conflito (Maputo, Livraria Universitária, 1998). É igualmente autor de dezenas de artigos em revistas internacionais.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)