Migração de Médicos e Enfermeiros: (des)governação global da saúde?

Joana Sousa Ribeiro (CES)

10 de abril de 2014, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

A migração laboral de médicos e enfermeiros constitui um desafio à regulação da saúde, na sua vertente nacional. A expansão da jurisdição profissional não só reconfigura as relações de confiança, autonomia e competência, mas também amplia o papel dos atores institucionais (entre outros, Ordens Profissionais, agentes governamentais e entidades formativas).

Este seminário baseia-se na análise de processos de recrutamento e de recomposição profissional de médicos e enfermeiros em condição de mobilidade internacional de e para Portugal.

O recrutamento internacional, acordos bilaterais, regulações supranacionais, programas governamentais de recrutamento externo e programas não governamentais de requalificação socioprofissional são explorados tendo em conta a globalização do mercado laboral na saúde, a transnacionalização das qualificações e os processos internacionais de (re)produção de desigualdades em saúde.

Face à atual crise económico-financeira, afigura-se de especial relevância o estudo dos mecanismos de redefinição do “cuidar” e a sua intersecção com os regimes de emprego, educação e imigração.

Nota biográfica

Joana de Sousa Ribeiro é investigadora no Centro de Estudos Sociais e doutoranda em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a mobilidade socioprofissional de migrantes, estudos longitudinais e estudos de cidadania. Das suas publicações, destacam-se, em 2007, com Maria Ioannis Baganha, "Imigração qualificada no sector da saúde – as oportunidades do mercado laboral português", Migrações, nº 1 e, em 2008, “Migration and ‘occupational integration’: foreign health professionals in Portugal”, in Saks, M. and Kuhlmann, E. (ed.), Rethinking professional governance: International directions in health care. Bristol: The Policy Press.