Lançamento de Livro e Debate

Trabalho e Sindicalismo: desafios atuais em Portugal e no Brasil

12 de setembro de 2013, 18h00

Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra

Esta sessão será composta por um debate a propósito do lançamento do livro "Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a Afirmação e a Negação do Trabalho" [Col. CES/Almedina | Série 'Trabalho e Sociedade'] de Ricardo Antunes (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas). Contará com intervenções de Carlos Silva (Secretário Geral da UGT), Mário Nogueira (Secretário Geral da FENPROF), Ricardo Antunes (Universidade de Campinas), Marcos Ferraz (Universidade Federal da Grande Dourados) e Hermes Augusto Costa (CES-FEUC).

Resumo

Contrariamente às teses que advogavam a perda do significado do trabalho na sociedade contemporânea, Os Sentidos do Trabalho apresenta uma nova morfologia do trabalho, cujo elemento mais visível é seu desenho multifacetado, onde convivem precarização e qualificação, instabilidade e desemprego, labor intelectual e esforço manual. São as/as terceirizados, subcontratados, temporários, part time, imigrantes etc, homens e mulheres que se ampliam segundo a lógica da "empresa flexível", especialmente nos serviços, nas tecnologias de informação e comunicação, de que são exemplos as trabalhadoras de telemarketing e call center, dentre tantos outros. O livro procura oferece uma concepção ampliada de trabalho, explorando a hipótese de que uma nova morfologia do trabalho significa também uma nova morfologia das lutas sociais globais.