Story of a death foretold: the coup against Allende, 11 September 1973

Oscar Guardiola-Rivera (Birkbeck College | University of London)

14 de novembro de 2013, 16h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

A  “Story of a death foretold: the coup against Allende, 11 September 1973" [Crónica de uma morte anunciada: o golpe contra Allende, 11 de setembro de 1973], que é o título do próximo livro de Oscar  Guardiola-Rivera, é utilizada a fim de propor que é hora de recuperar a memória das décadas de 1960 e 1970 - não  melancolicamente, mas em termos de criatividade política e ativismo - como um tempo de militância e produção de conhecimento transformador do sul, uma vez que esta  memória é particularmente relevante em tempos de crise e incapacidade de ação

Nota biográfica

Oscar Guardiola-Rivera lecciona direito internacional e globalização na Birkbeck College, University of London. Reconhecido como jovem voz  líder em  filosofia direito e política Latino-Americana. Oscar Guardiola-Rivera foi assessor do congresso colombiano e é o co-fundador de um think tank dedicado à política, direitos humanos e resolução de conflitos.

Entre suas publicações destacamos: Story of a Death Foretold. The Coup Against Allende, 9/11/1973. London: 2013; What if Latin America Ruled the World? Bloomsbury 2010; El Fin del Capitalismo. Bogotá/Miami: Siglo del Hombre, 2010; Being Against the World: Rebellion and Constitution London: Routledge, 2008; (com Dussel, E. Grosfoguel, R. Maldonado, N., Henry, P. et al.) The Decolonial Turn. Berkeley and Los Angeles, UC Press, 2007; (com Mignolo, W., Quijano, A., et al.) Coloniality of Power, Berkeley e Los Angeles, University of California Press, 2006.

Nota: Atividade no âmbito do projeto ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo e do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)