Colóquio

18 de outubro de 2013, 09h00-19h00

Sala 1, CES-Coimbra

Apresentação

Este colóquio transdisciplinar sobre as novas mobilidades urbanas examinará as relações entre conhecimento histórico, planeamento prospectivo e ativismo cidadão. Começaremos por discutir os instrumentos teóricos e metodológicos que possam suportar imaginações do futuro urbano que explorem as potencialidades situadas das cidades concretas. Partiremos de uma compreensão do papel histórico das mobilidades urbanas na “produção do espaço”, simultaneamente circuito económico e circuito de formação de subjetividades, colapsando local e global. Exploraremos as formas como as ideias e as práticas de movimento na cidade se associam a “performances” de género, classe e “raça”, invocando perspectivas pós-coloniais e feministas sobre o espaço. Em particular, abordaremos investigação em curso sobre mobilidades urbanas nas regiões urbanas de Coimbra e do Porto, tanto no campo disciplinar do planeamento urbano como no direito.

Em seguida, refletiremos sobre as possibilidades de articulação entre cientistas sociais, profissionais trabalhando para o aparato estatal municipal, e ativistas cidadãos, interrogando os perigos de um discurso sobre a mobilidade urbana que a represente exclusivamente enquanto questão técnica. Consequentemente, tal reflexão considerará a conflitualidade inerente a um governo democrático da cidade, e em particular às decisões coletivas sobre as formas de movimento no espaço urbano. Nomeadamente, abordaremos as práticas ativistas e o trabalho de planeamento municipal em curso em Coimbra, Aveiro e Porto. Concluiremos com um debate sobre mobilidades urbanas emergentes, e sobre o futuro das mobilidades na cidade enquanto formas cruciais para a democratização da vida urbana.

Destinatários
Este colóquio é orientado para profissionais do planeamento urbano e para cidadãos ativistas das mobilidades urbanas, assim como investigadores e estudantes de cursos pós-graduados de mestrado e de doutoramento, especialmente em planeamento urbano, arquitetura, geografia, antropologia, sociologia e direito.

Metodologia
O colóquio inclui duas sessões de três horas, e concluirá com um debate de uma hora, antecedido de uma pausa para café. No final do colóquio será entregue um certificado de frequência. Para efeitos de admissão na Ordem dos Arquitetos, a participação no curso equivale a 2 créditos de "Formação Opcional em Matérias de Arquitetura".

Data Limite de Inscrição e Pagamento
14 de outubro de 2013

Número Máximo de Participantes | 40

- Público em geral: 5 Euros