Seminário de projeto

5 de setembro de 2013, 16h00

Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, Cidade da Praia (Cabo Verde)

Enquadramento

Contando com a presença de três investigadores da equipa do projeto, e de representantes dos dois parceiros institucionais do mesmo (IAO e LSC), pretende-se criar um espaço de reflexão e diálogo aberto a um público heterogéneo em Cabo-Verde. São convidados todos os académicos, investigadores, estudantes e profissionais interessados pelo tema das migrações, bem como agentes institucionais, e sujeitos interlocutores no terreno.

O seminário organiza-se em quatro pontos:
1. Abertura, com a intervenção dos representantes das instituições parceiras, realçando a pertinência e o interesse pelos estudos sobre as migrações;
2. Apresentação do projeto e respectivas abordagens metodológicas: o desenvolvimento da abordagem biográfica na pesquisa das migrações, através de formatos colaborativos como “As Oficinas Biográficas”;
3. Uma apresentação sobre as questões de língua e linguagem em contextos de super-diversidade cultural, como são os contextos migratórios.
4. A discussão geral com os participantes do seminário, trazendo para o seu espaço diversas perspectivas/experiências numa orientação colaborativa.

O elo constituído no âmbito deste seminário deverá resultar num diálogo interinstitucional e internacional entre a equipa do projecto e os colegas de Cabo-Verde, bem como num maior interesse e compreensão por parte do público cabo-verdiano pelo tema da pesquisa biográfica no estudo das migrações. Será estimulada uma maior aproximação e colaboração entre práticas académicas, institucionais e as experiências dos sujeitos que “vivem na pele” as migrações.

Perfil dos participantes:
Académicos (professores, investigadores, estudantes), Membros de instituições que trabalham com questões de migrações e Associações de imigrantes

No âmbito do projeto “Pesquisa das migrações e abordagem biográfica: construindo um trabalho em colaboração no contexto português” (FCT)

Organização: CES, Instituto da África Ocidental para a Transformação Social e Associação Internacional de Pesquisa Biográfica, Le Sujet dans la Cité.