Seminário Bolsa Um Mês no CES 2013

Desenvolvimento territorial e indicações geográficas: Brasil e Portugal no contexto do MERCOSUL e da União Europeia

Cezar Augusto Miranda Guedes (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

14 de maio de 2013, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O objetivo central da pesquisa é analisar as políticas para o desenvolvimento territorial, as formas de organização do trabalho, da produção e estratégias comerciais no âmbito das indicações geográficas no Brasil e em Portugal, tendo em conta respetivamente o contexto do MERCOSUL e da União Europeia. Será examinado com mais ênfase o potencial inovador das denominações territoriais na dinamização da agricultura familiar.

Nota biográfica

Cezar Augusto Miranda Guedes - Economista pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1977), Mestre em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ, 1983) e Doutor pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV, 1993). Realizou Pós-Doutoramento no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL, 2001). Professor Associado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Professor Convidado na Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC/Província de Córdoba, Argentina). Atua na licenciatura em Economia, na Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas e no Doutoramento Binacional em Ciência, Tecnologia e Inovações em Agropecuária. Foi Investigador no Projeto Cátedras IPEA/CAPES para o Desenvolvimento e Professor Convidado no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca e Professor Pesquisador na Universidade de Sevilha.

Endereço para aceder ao currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3EACCA871BB9E456B106F3E7A7402435#

Nota: Atividade no âmbito da Bolsa Um Mês no CES