Pesticidas: Da regulação ao cotidiano dos Produtores de Tabaco no Sul do Brasil

10 de fevereiro de 2012, 17h00

sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O Brasil é atualmente o maior consumidor de pesticidas no mundo.  Apesar disso, a regulação dessas substâncias carece de algumas alterações para operacionalizar os princípios da prevenção e da precaução. Considerando que o cultivo do tabaco utiliza diversos pesticidas em distintas etapas do processo de trabalho pretende-se, neste seminário, discutir os principais desafios face aos riscos dessas substâncias e a necessidade de se proteger a saúde humana e o meio ambiente brasileiro.

Notas biográficas

Deise Lisboa Riquinho – Enfermeira. Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo, Brasil. Bolseira da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Leonor Paes Cavalcanti Ferreira – Advogada. Doutoranda em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ecologia Política e Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA/CNPQ). Bolseira do CNPQ.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) e Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)