Encontro Internacional

Memórias de tanta guerra – guerras coloniais, guerras de libertação, guerras civis em Angola e Moçambique

José Luandino Vieira

José Luis Cabaço

Laura Cavalcante Padilha

Rita Chaves

24 de maio de 2012, 10h00

Sala 1, CES-Coimbra

Enquadramento

No espaço de cerca de trinta anos Angola e Moçambique viveram duas guerras praticamente sucessivas. A primeira que se configura como uma Guerra de Libertaçao (1961-1974; 1964-1974) envolvendo as forças armadas coloniais portuguesas e várias frentes nacionalistas em Angola e uma frente nacionalista em Moçambique, criou as condições para a independência nacional a que se seguiu a revolução socialista. A segunda, de natureza difusa, difícil de classificar e de designar por um nome consensual, mas ainda filha não só da primeira, como também de todo o contexto da Guerra Fria e do Apartheid da vizinha África do Sul, devastou os territórios angolano e moçambicano ao longo de décadas, tendo começado ainda na década de 1970. Em Moçambique durou até 1992, altura da assinatura de um acordo de paz que criou condições para as mudanças no país, rumo ao multipartidarismo e à democracia e em Angola, oficialmente terminou em 2002, após a morte de Jonas Savimbi, líder da UNITA. Assim, a memória recente de angolanos e  moçambicanos, e dos seus escritores e poetas em particular, está povoada por um quotidiano atingido pela guerra, nas suas várias e violentas vertentes e configurações. Este Encontro oferece uma reflexão sobre estas memórias e estas heranças a partir de testemunhos, análises de ensaios, diários e obras literárias.

 

PROGRAMA

10h00-10h15 | Abertura: Margarida Calafate Ribeiro (CES)

10h15-12h00 | Sessão 1: Memória Falada das Guerras
Moderação: Margarida Calafate Ribeiro
- Violência, Nacionalismo e Identidade - reflexão sobre uma experiência vivida | José Luís Cabaço (Universidade Técnica de Moçambique)
- Título a designar | José Luandino Vieira (escritor angolano)

12h00-12h30 | Debate

14h00-16h00 | Sessão 2: Outras memórias da Guerra
Moderação: Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha)
- Do silêncio à construção de uma memória feminina das guerras em África | Laura Cavalcante Padilha (Universidade Federal Fluminense)
- A representação do espaço:  impasses e opções narrativas | Rita Chaves (Universidade de São Paulo)

16h00-16h30 | Debate


NOTA: Atividade organizada pelo programa de doutoramento ‘Pós-Colonialismos e Cidadania Global’ e pelo projeto 'Mulheres Portuguesas e os Movimentos de Libertação em África'.