Oficinas

Métodos em Diálogo

13 de outubro de 2011 a 4 de outubro de 2012

Apresentação

Este ciclo de Oficinas visa criar um espaço de diálogo multidisciplinar, aberto a toda a comunidade académica, que enfoque a problemática dos métodos de investigação e ação em Ciências Sociais e nas Humanidades.
A proposta emerge de uma preocupação, partilhada por investigadores/as destas áreas e que, neste espaço, procurará encontrar caminhos ao aprimoramento das práticas, a partir dos diálogos estabelecidos nas oficinas sobre os vários métodos de investigação. Tal preocupação atém-se ao contexto macro, em que se inserem as reformas contemporâneas ao nível do ensino superior e, também, às políticas de investigação. Em ambos os casos, observa-se uma tendência para uma normalização epistemológica de cariz neopositivista, onde imperam critérios de cientificidade e de objetividade vigentes nas ciências exatas. Acresce-se a esta tendência uma outra: a de uma procura de instrumentalização do conhecimento no sentido de se assegurar maior tradução técnica e tecnológica daquele e no sentido de uma eficácia intervencionista.

Neste contexto macro, tem sido produzida uma certa subalternidade dos modelos de cientificidade que caracterizam a abordagem das Ciências Sociais e das Humanidades. Os desafios e as tarefas que estas foram historicamente definindo para si próprias, nomeadamente a da produção de leituras compreensivas e plurais que almejam a complexidade e não a simplificação do mundo e das suas experiências tendem a ser secundarizados e a sua validade e pertinência, questionadas.
O apresentar e o debater dos métodos que guiam as investigações e as ações científicas e profissionais dos investigadores em Ciências Sociais e em Humanidade afiguram-se, assim, como um importante contraponto à tendência técnica-tecnológica do conhecimento, permitindo não apenas pensar e demonstrar como leituras compreensivas do mundo podem abrir o olhar de investigação a novos horizontes, mas também explorar a riqueza analítica de tais metodologias e, por essa via, redescobrir a validade heurística da compreensão plural enquanto modelo avançado de cientificidade nas Humanidades.

Tendo por pano de fundo esta motivação, as oficinas irão concentrar-se nos métodos, desafios empíricos e implicações teóricas das investigações variadas que estão a ser desenvolvidas pelos pós-doutorandos do CES. O caráter plural destas investigações permitirá abordar as especificidades metodológicas das Humanidades numa perspetiva comparativista e numa ótica de identificar pontes de interdisciplinaridade capazes de desenvolver a relevância dialógica interáreas, bem como o incessante repensar das práticas científicas nas Ciências Sociais.
Deve-se salientar que tais oficinas terão um caráter de reflexão sobre as questões associadas à empiria no que diz respeito ao emprego de metodologias de investigação às implicações teóricas dessas mesmas metodologias, como questões relacionadas com a experiência profissional e académica e que desvelam a problemática do estatuto e lugar das Humanidades e, particularmente, das Ciências Sociais.


Programação

Evolutionism is dead! Long live Evolutionism. Os imaginários evolucionistas no ensino da ciência
Catarina Gomes
13 de outubro de 2011, 17h30, Sala 2, CES-Coimbra

Estatística Multivariada com o SPSS
Carmen Diego Gonçalves
3 de novembro de 2011, 17h30, Sala 2, CES-Coimbra

Abordagens interpretativas para estudos sobre políticas: algumas considerações sobre pesquisa em  policymaking de administração de água

Chiara Carrozza
19 de janeiro de 2012, 17h30, Sala 2, CES-Coimbra

A Utilização de Grupos Focais em Pesquisa Qualitativa
Maria Madalena Gracioli
16 de fevereiro de 2012, 17h30, Sala 2, CES-Coimbra

Análise Retórica de Discurso: abordagens em Psicologia Social
Virgílio Amaral
[ADIADO PARA DATA A DETERMINAR]

A reflexão sobre circuitos não-capitalistas de troca a partir da observação participante
Luciane Lucas dos Santos
19 de abril, 17h30, Sala 2, CES-Coimbra

Estatística Multivariada - Análise Discriminante
Carmen Diego Gonçalves

10 de maio, 17h30, Sala 2, CES-Coimbra

Estatística Multivariada - Análise de Componentes Principais
Carmen Diego Gonçalves
5 de junho, 17h30, Sala 2, CES-Coimbra


Organização: Catarina Gomes e Gisele Wolkoff