Oficina

Evolutionism is dead! Long live Evolutionism. Os imaginários evolucionistas no ensino da ciência.

Catarina Antunes Gomes (CES)

13 de outubro de 2011, 17h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo:
A ironia que o título deste seminário apresenta pretende assinalar um conjunto de perplexidades com que o ensino da ciência, no contexto da reforma de Bolonha do ensino superior, se confronta hoje. O seminário tem por base empírica a experiência de cinco anos de docência de uma unidade curricular de antropologia e de sociologia na licenciatura de Ciências Biomédicas, ramo Biomedicina Farmacêutica, numa universidade portuguesa, segundo o método de PBL – Problem Based Learning. Assente igualmente numa etnografia das sessões tutoriais, a reflexão a apresentar pretende, fundamentalmente, discutir as seguintes questões: a) a persistência e a sedução por uma concepção neopositivista da ciência; b) a conjugação dessa concepção com as reformas do ensino superior no sentido de uma maior aposta e valorização dos aspectos técnicos e instrumentais do conhecimento; c) a persistência e a reprodução de um imaginário neoevolucionista da apreciação da diversidade das realidades humanas; d) o difícil lugar das ciências sociais neste contexto e as suas (in)adequações; e) a problemática do método de PBL associada ao ensino e à aprendizagem de conteúdos das ciências sociais.

Bibliografia:
- Azer, Samy A., 2001, «Problem-based learning. Challenges, barriers and outcome issues» Saudi Med J 2001; Vol. 22 (5): 389-39
- Carvalho, Adalberto dias, 1996, Epistemologia das Ciências da Educação. Porto: Edições Afrontamento: 166-167).
- Casal, Adolfo Yanez, 1996, Para uma epistemologia do discurso e da prática antropológica. Lisboa: Edições Cosmos.
- Felder, Richard M; Brent, Rebecca, 2007, «Cooperative learning». Conferência. Universidade de Aveiro, 12 de Setembro de 2007. Paper.
- Jolly, Leslie, 1998 «How can problem based learning be thought of as flexible delivery», papers da conferência ‘Flexible Delivery Initiatives’, in www.tedi.uq.edu/au. Consultado em 12 de Outubro de 2007. Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, 2007, «Avaliação e notas na licenciatura em Ciências Biomédicas». Documento interno.