Colóquio

Deficiência e a Transformação Social: fronteiras e futuros

8 de junho de 2011, 14h00

Picoas Plaza, Rua de Viriato 13, CES-Lisboa e Centro de Informação Urbana de Lisboa

Enquadramento

A realidade das pessoas com deficiência em Portugal tem sido dominada por uma abordagem reabilitacional e individualizada da deficiência. Perante os constrangimentos que este quadro de abordagem coloca, afigura-se urgente a consolidação de um questionamento cultural e sociopolítico capaz de confrontar as condições estruturais que obstam a efectivos horizontes de inclusão social.

Contrariamente a outros contextos, onde os Estudos Deficiência se têm configurado como o ‘braço intelectual’ do movimento de pessoas com deficiência, em Portugal esta área de reflexão caracteriza-se pelo seu carácter embrionário e pela desarticulação com o activismo. Um tal quadro — em conjugação com a realidade das condições objectivas de existência das pessoas com deficiência em Portugal — tem coarctado a politização da questão da deficiência em Portugal e, crucialmente, tem impedido o movimento social de pessoas com deficiência de forjar uma política cultural de identidade com impacto mobilizador.

O presente colóquio, consagrado ao tema “Deficiência e a Transformação Social. Fronteiras e Futuros”, integra-se nas iniciativas que irão ser desenvolvidas pelo projecto ‘Da lesão vértebro-medular à inclusão social: a deficiência enquanto desafio pessoal e sociopolítico’, a decorrer no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Procurando articular uma reflexão sobre a sociedade portuguesa com a contribuição de Colin Barnes, renomado activista e académico nos Estudos da Deficiência, propomos uma reflexão em torno da investigação sobre deficiência em Portugal. Quais são as condições presentes para a consolidação de um campo de investigação académico alicerçado na emancipação das pessoas com deficiência? Qual a pertinência e actualidade do modelo social da deficiência no contexto português? Estas são algumas das questões a que procuramos responder num debate alargado em que contaremos com a voz das pessoas deficiência, com as organizações que as representam, com investigadores a fazer trabalho na área, com profissionais de reabilitação e com o público em geral.

Programa:

14h15 AberturaPedro Hespanha (CES/FEUC)
14h30 – "Deficiência e emancipação social: o lugar da investigação científica"
           Aleksandra Berg (CES), Bruno Sena Martins (CES) e Fernando Fontes (University of Leeds/ CES)
15h00 – Comentário | Paula Pinto (CAPP/ISCSP Universidade Técnica de Lisboa)
15h10 – Comentário | Isabel Freitas (Númena, Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas)
15h20 – Debate
 – Pausa para café
16h00 – "The Social Model of Disability and its impact on our Understanding of Disablement in the UK and Beyond"
           Colin Barnes (Centre for Disability Studies, University of Leeds)
16h30 Comentário | Humberto Santos (Associação Portuguesa de Deficientes)
16h40Comentário | José Arruda (Associação dos Deficientes das Forças Armadas)
16h50Debate | Moderação: Adalberto Fernandes (Instituto Nacional da Reabilitação)

NOTA: O colóquio decorre em instalações acessíveis a cidadãos com deficiência. Existirá intérprete de Língua Gestual, assim como tradução simultânea. A entrada é livre.

Colóquio no âmbito do projecto "Da lesão vértebro-medular à inclusão social: a deficiência enquanto desafio pessoal e sociopolítico"