Apresentação de livro

A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama

11 de outubro de 2010, 15h00

Sala de seminários(2º piso), CES-Coimbra

Autora

Susana de Noronha  

 

Sinopse

O livro analisa e comenta vinte e quatro projectos artísticos produzidos por mulheres sob(re) a experiência feminina do cancro de mama. Contrariando o conceito de representação ou reprodução do real, a arte, enquanto objecto ou projecto, é entendida como uma parte constitutiva da própria experiência, entranhada na forma como se vive, compreende e age sobre o cancro. Entre o diagnóstico e os traços da mastectomia, do implante ou da metástase, a tinta da arte ajuda a dar sentido, forma e cor ao cancro de mama e a suster e reconstruir as mulheres que o vivem.

 

Atravessando uma lista internacional com projectos de fotografia, pintura, desenho, escultura e colagem, propõe-se também uma redefinição da arte enquanto conhecimento e prática interventiva, aplicável não apenas nos processos individuais de confronto com a doença, mas também em acções de informação, reivindicação e activismo movidas por ambições sociais. Entre o desfazer e o refazer de mamas, corpos e vidas, estas artistas deram forma e uso a objectos de arte que aproveitam e misturam os saberes da experiência, da biomedicina e da sociedade, redefinindo o cancro como uma realidade socialmente produzida sobre o mundo, contra a noção da sua reprodução espontânea no corpo. 

 

Nota biográfica

Susana de Noronha é antropóloga e mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra. Em 2003 venceu o Prémio Bernardino Machado para o aluno com a melhor classificação final em Antropologia e em 2007 o Prémio CES Para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa (ex aequo) com a dissertação que resultou neste livro. (Prémio internacional atribuído à melhor monografia de investigação produzida por jovens cientistas sociais nos nove países, dos quatro continentes, que têm o Português como língua oficial.) Profissionalmente, para além de doutoranda em sociologia na mesma Universidade, é também letrista das bandas At Freddy's House e Pyroscaphe, projectos com edição e distribuição internacional. Os detalhes do perfil e do trabalho da autora podem ser encontrados no sítio digital www.susananoronha.com


Comentadora:

Alexandra Silva é licenciada em História e mestre em 'História das Ideologias e das Utopias Contemporâneas' pela Universidade de Coimbra. Depois de Professora, já foi Investigadora Júnior no Centro de Estudos Sociais (2003-2006). Presentemente, é doutoranda em Letras e Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo o CES como instituição de acolhimento. Em 2008, um cancro, uma mastectomia radical, uma mastectomia subcutânea, sessões de quimioterapia e tratamentos hormonais deram-lhe uma nova forma de ver o mundo e estar na vida. É Mulher e 'Resistente' oncológica a tempo inteiro.


Edição:

Edições Afrontamento e CES (Colecção Saber Imaginar o Social). 

 

 

Organização do evento: Jacqueline Adams