Curso de Formação a Distância + Presencial
Espiritualidade, Ética do Cuidado e Direitos Humanos: Contributos para a Integralidade na Saúde
24 de outubro e 29 de outubro | 07, 12 e 21 de novembro | 5 de dezembro || 2026
Sala 1, CES | Alta + Online
Programa
MÓDULO 1 – Integralidade, ética do cuidado, justiça epistémica e direitos humanos na saúde
Sessão I – 24 de outubro | 10h00-13h00 / 14h00-17h00 | Presencial
Cláudia Nogueira (socióloga, CES)
- Dicotomias, fragmentação e hegemonia biomédica: raízes socio-históricas dos cuidados de saúde contemporâneos.
- Processos históricos de dissociação entre espiritualidade e saúde na modernidade ocidental.
- Problemáticas decorrentes de abordagens reducionistas.
- A (re)emergência de uma visão humana integral/sistémica na construção de um novo paradigma.
- Ética do cuidado, justiça epistémica e direitos humanos como fundamentos constitutivos do paradigma da integralidade.
Sessão II – 29 de outubro | 18h00- 20h30 | Distância/Síncrono
Celina Vilas Boas (psicóloga, “Ouvir vozes – Portugal”);
Raquel Carvalho (experiência vivida como utilizadora de serviços de saúde mental, “Ouvir vozes – Portugal”)
- Grupo de suporte interpares “Ouvir Vozes - Portugal”: experiências, possibilidades e desafios na concretização da justiça epistémica e ética do cuidado.
- A importância do reconhecimento da subjetividade e da experiência vivida na afirmação de direitos em saúde mental: testemunhos na primeira pessoa.
MÓDULO 2 – Espiritualidade como dimensão do cuidado integral em saúde
Sessão I – 07 de novembro | 10h00-13h00 / 14h00-17h00 | Presencial
Cláudia Nogueira (socióloga, CES)
- Espiritualidade, religiosidade e conceitos correlatos: significados, definições e distinções.
- Espiritualidade: cosmovisões, diversidade experiencial e cultural, sentidos e usos na produção científica e nas práticas de saúde.
- Estudos sobre espiritualidade-saúde: evidências e limites da literatura científica.
- Relação, responsabilidade e princípios éticos na abordagem da dimensão espiritual.
Sessão II – 12 de novembro | 18h00 – 20h00 | Distância/Síncrono
Ana Cláudia Quintana Arantes (Médica, especialista em cuidados paliativos, escritora e presidente da Associação “Casa do Cuidar”, Brasil)
- Espiritualidade e abordagens integrais em cuidados paliativos, luto e experiências de fim de vida.
- Práticas de cuidado sensíveis à dimensão espiritual: presença, escuta, acolhimento e reflexividade.
Sessão III – 21 de novembro | 11h30 – 13h00 /14h00 –15h30 | Distância/Síncrono
Alexander Moreira-Almeida (psiquiatra, Professor Titular de Psiquiatria na UFJF, diretor e investigador do/no NUPES, Brasil)
- Diálogos entre ciência e espiritualidade: experiências anómalas à luz de estudos científicos.
- Diagnóstico diferencial entre experiências espirituais e perturbações mentais – uma análise com base em diretrizes internacionais e em princípios de sensibilidade cultural (análise específica do caso da mediunidade).
Sessão IV – 05 de dezembro | 10h00 – 13h00 | Presencial
Mário Simões (psiquiatra, Professor Jubilado da FMUL, escritor)
- Interseções entre psiquiatria, antropologia, parapsicologia e espiritualidade: vivências, perspetivas e desafios na prática de um médico.
- Fenomenologia transsensorial – explorando experiências, significados e enquadramentos fenomenológicos e científicos.
Sessão V – 05 de dezembro | 14h30-16h30 / 17h00-18h30 | Presencial
Cláudia Nogueira (socióloga, CES)
Leonor Santos (experiência vivida em espiritualidade como construção de sentido)
Mário Simões (psiquiatra, Professor Jubilado da FMUL, escritor)
- Laboratório fenomenológico experiencial: vivências, construção de sentido e casos práticos.
- Encerramento do curso em roda de conversa: reflexões, aprendizagens e coconstrução de caminhos futuros.

