Curso de Formação Avançada

B-ON/JSTOR & ZOTERO/MENDELEY Step-by-Step

26 de fevereiro de 2013, 9h30-17h30

Sala 2, CES-Coimbra

Objetivos Gerais

1) Divulgar as funcionalidades e potencialidades da B-ON (http://www.b-on.pt/) e fomentar a autonomia na utilização dos recursos disponíveis.
No final da sessão os/as utilizadores/as deverão ter adquirido as noções básicas de:
- Realização de pesquisas na base de dados B-On;
- Identificação das estratégias para recuperação da informação.
- B-On - Acesso via VPN (Virtual Private Network) (https://webvpn.uc.pt/)

2) Divulgar as funcionalidades e potencialidades da J-STOR - Pacote Arts & Sciences II (http://www.jstor.org/). No final da sessão os/as utilizadores/as deverão ter adquirido as noções básicas de:
- Realização de pesquisas na base de dados JSTOR;
- Identificação das estratégias para recuperação da informação;

3) Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa ZOTERO.
No final da sessão os/as utilizadores/as deverão:
- Elaborar, autonomamente, as pesquisas e gerir a informação para criação de bibliografias utlizando o Zotero.
Zotero é um gerador de referências que ajuda a recolher, organizar e usar referências da literatura científica. É um motor integrado na Internet.
Alguns destaques:
1. Criar referências completas (revista, autor, ano, etc.) com um único clique.
2. Anexar documento ou página Web à referência, para acesso imediato.
3. Organizar as referências em coleções.
4. Criar bibliografias em qualquer padrão, arrastando ou copiando coleções de referências para o seu documento Word, OpenOffice ou editor de texto na Web (Google Docs, email, etc.) 5. Colaboração e partilha de referências.
6. Indexação de documentos ("procurar dentro") e extração de meta dados.
7. Importação (de EndNote por exemplo) e exportação das suas referências para outro software

4) Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa MENDELEY No final da sessão os/as utilizadores/as deverão:
- Elaborar, autonomamente, as pesquisas e gerir a informação para criação de bibliografias utlizando o Mendeley MENDELEY é gestor de referências bibliográficas com funcionalidades avançadas para recolha, organização e partilha de literatura científica. É uma aplicação multiplataforma (local, web, móvel) que permite uma gestão avançada da informação e disponibiliza, de forma gratuita, um espaço de armazenamento significativo. Dadas as possibilidades conferidas pela versão disponibilizada para utilização em computadores pessoais, a mesma será aqui apresentada como um complemento à utilização do Zotero.
1. Criação de conta de utilizador e utilização do programa com ou sem instalação (portable) em computador pessoal; 2. Criação e gestão de referências bibliográficas e respetivas coleções; 3. Inserção e gestão de ficheiros externos (e.g. PDF, documentos de texto, folhas de cálculo); 4. Ferramentas de trabalho direto sobre PDF (e.g. anotação, destaque, impressão); 5. Funcionalidade de rede social, trabalho colaborativo e acesso a grupos de partilha de informação; 6. Integração com Zotero e programas de processamento de texto para referenciação; 7. Mecanismos de importação/exportação de dados; 8. Acesso à informação: cópia de segurança, sincronização, metadados, consulta de bases de dados.