Apresentação de livro

REDE ARTÉRIA - Territórios, criação artística, ciência

21 de novembro de 2022, 17h00

Oficina Municipal do Teatro (Coimbra)

Apresentação

Apresentação por André Barata (Filósofo | Faculdades de Artes e Letras - UBI | Presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia)

Este livro, com coordenação geral de Cláudia Pato de Carvalho e Isabel Craveiro, resulta de um trabalho de 4 anos (2018-2021) no âmbito do projeto de investigação-ação Rede Artéria (coordenado artística pelo Teatrão e academicamente pelo Centro de Estudos Sociais), com enquadramento no aviso CENTRO 14.2016.03 - Programação Cultural em Rede. A Rede Artéria constituiu-se como uma rede de criação, programação, circulação e produção de conhecimento, envolvendo oito municípios da Região Centro e desenvolvendo projetos emanados da discussão entre os Municípios, os artistas, as associações culturais, os politécnicos e Universidades da Região e os públicos. A vertente académica do projeto apostou na contribuição para o desenho dos projetos artísticos de intervenção através dos Workshops colaborativos Rede Artéria, na monitorização desses mesmos projetos e na avaliação do seu impacto no território ao nível cultural, social e político.

Este livro pretende dar conta deste processo longo de criação e monitorização científica da Rede Artéria e abre caminho para novas possibilidades futuras. O Teatrão e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra gostariam muito de criar um novo ciclo de trabalho da Rede Artéria. Este livro contém algumas reflexões para todos os intervenientes, fruto das discussões geradas entre todos.