Encontro

3 de maio de 2022, 14h00-18h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Os rios são fundamentais para a existência das populações amazónicas, desempenhando um papel central na forma como as comunidades indígenas e ribeirinhas se alimentam, viajam e efetuam trocas comerciais. O imaginário destas comunidades é determinado por um contacto próximo com os rios, que são frequentemente equiparados a cobras gigantes, consideradas fonte de vida nas cosmologias locais. Ao mesmo tempo, os rios, hoje utilizados como vias de comunicação e transporte ou para a construção de centrais hidroeléctricas, representam um elemento chave nos projetos de desenvolvimento e inserção da Amazónia nos mercados internacionais. Neste colóquio, analisamos a relevância destes processos de modernização nos sistemas fluviais amazónicos e as implicações que a atual gestão e apropriação destes territórios aquáticos está a ter na vida das comunidades indígenas e ribeirinhas da região.

Intervenientes

Javier Uriarte é professor de literatura latino-americana na Universidade de Stony Brook nos Estados Unidos. As suas áreas de investigação são a literatura de viagens, a imaginação territorial latino-americana, os processos de consolidação estatal na região e e as humanidades ambientais. É autor de The Desertmakers: Travel, War, and the State in Latin America (Routledge, 2020) e co-editor de Intimate Frontiers: A Literary Geography of the Amazon (Liverpool UP, 2019).

Juan-Carlos Galeano nasceu na região amazónica da Colômbia. É escritor, professor e documentarista, autor de vários livros de poesia, de traduções, e do livros Folktakes of the Amazon. É professor de poesia e culturas do Amazonas na Universidade Estadual da Florida, nos Estados Unidos.

Victoria Saramago é professora adjunta de Estudos Hispânicos e Luso-Brasileiros na Universidade de Chicago. É autora de Fictional Environments: Mimesis, Deforestation, and Development in Latin America (Northwestern University Press, 2021). Seus interesses de pesquisa incluem, entre outros, as humanidades ambientais e os estudos de energia e eletricidade.

Atividade no âmbito do projecto ECO Animals and Plants in Cultural Productions about the Amazon River Basin