Mesas-Redondas | (Des)Codificar Masculinidades

Media e Violência Sexual na era #MeToo. O caso português

15 e 16 de outubro de 2020, 17h00-20h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Resumo

A segunda sessão do ciclo (Des)Codificar Masculinidades será dedicada às repercussões do #MeToo nos media portugueses, uma das áreas temáticas do projeto DeCodeM: (Des)codificar Masculinidades. O movimento #MeToo, de 2017, foi largamente noticiado em Portugal, em parte devido ao facto de várias atrizes envolvidas nas denúncias a Harvey Weinstein serem conhecidas do público português. A comunicação social acompanhou o desenvolvimento do movimento nos Estados Unidos e as suas traduções em países como a França (#BalanceTonPorc), mas prestou apenas atenção marginal às apropriações do movimento noutras zonas do mundo (Suécia, Egito e Índia, por exemplo).

Com esta sessão, o projeto DeCodeM pretende promover uma discussão sobre a forma como os media portugueses cobriram os desenvolvimentos do #MeToo no estrangeiro; como a cobertura mediática de alguns casos portugueses (maioritariamente) judiciais, e controversos, foi – ou não – influenciada pelo movimento; e como conceções e ideais difundidos na esfera mediática portuguesa contribuíram para incluir, restringir ou excluir os debates sobre masculinidades, violência sexual e assédio sexual gerados em torno do #MeToo.

A sessão decorrerá em duas partes que terão lugar em dois dias. O primeiro, 15 de outubro, incluirá uma breve apresentação de resultados parciais do projeto e uma mesa redonda que irá discutir a situação atual da mediatização da violência e do assédio sexuais nos media portugueses. O segundo dia, 16 de outubro, contará com um contributo de Tina Askanius, consultora do projeto, sobre o #MeToo nos países escandinavos e com uma mesa redonda dedicada à questão “Houve um #MeToo português?”. As duas mesas redondas reúnem jornalistas, especialistas de media e ativistas na área da violência sexual.


Organizadoras: Júlia Garraio, Sofia José Santos e Inês Amaral
 

_________________________________

15/10/2020, 17h00
https://us02web.zoom.us/j/82425926645
ID da reunião: 824 2592 6645

16/10/2020, 17h00
https://us02web.zoom.us/j/87120940570
ID da reunião: 871 2094 0570

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.


Ciclo de Roda de Conversas

(Des)Codificar Masculinidades