Conferência

Discursos  de ódio e fake news da extrema direita e seus impactos nos modos de vida de minorias sexuais, étnicas e religiosas – o caso do Brasil

Jean Wyllys (Ex-Deputado do PSOL e ativista LGBT)

26 de fevereiro de 2019, 16h00

Auditório, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

[Entrada livre até ao limite dos lugares disponíveis]

Apresentação e comentários: Ana Cristina SantosBoaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins (CES)

Organização: Programa de Doutoramento «Human Rights In Contemporary Societies», Projeto de Investigação «INTIMATE | Cidadania, Cuidado e Escolha: A Micropolítica da Intimidade na Europa do Sul» e Fundação José Saramago

Nota biográfica

Jean Wyllys

Possui Mestrado em Letras e Linguística e graduação em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia (2000).

Deputado federal em dois mandatos, renunciou a um terceiro para o qual foi reeleito (2019-2022), devido ao número crescente de ameaças de morte que recebeu desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Não chegou a tomar o posse, optando por deixar o Brasil, vivendo atualmente fora do país.

Foi jornalista, colunista, apresentador de TV e professor no programa de pós-graduação em Infeção HIV/Aids e Hepatites Virais da UNIRIO, além de professor da Universidade Veiga de Almeida-RJ e na Escola Superior de Propaganda e Marketing-RJ.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Documentos da Memória Cultural, possuindo quatro livros publicados, e tem uma história de envolvimento com trabalhos em favor da justiça social, de uma educação para a cidadania e para a valorização da vida, e em favor das liberdades civis.

Possui vasta produção legislativa no reconhecimento da cidadania das minorias discriminadas, no reconhecimento dos direitos dos e das profissionais do sexo e de uma nova política de drogas, sendo autor de projetos como a regulamentação da maconha no Brasil, casamento igualitário e identidade de gênero.

Foi Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a exploração sexual de crianças e adolescentes, e esteve na liderança da Comissão Externa de parlamentares que acompanha as investigações da execução da vereadora Marielle Franco.