Oficina

«A força dos pequenos»: ausências e arte para resistência

Carmina Bascarán

Marina Fasanello

Patrícia Simón

10 de janeiro de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Resumo

O capitalismo globalizado produz a separação da ciência, tecnologia e sociedade (pessoas e comunidades) da natureza, o que condiciona o modo de vida dessa sociedade, das relações entre as pessoas, o pensamento, as ações e as sensações. As políticas económicas desenvolvimentistas e neoextrativistas que estimulam a instalação de projetos de mineração, de geração de energia, indústrias pesadas, agroindústria geram desigualdades na capacidade de acesso aos “recursos naturais”, geram impactos negativos para o ambiente, a saúde, o trabalho (trabalho escravo), o bem-estar e a subsistência das comunidades afetadas. As minas de carvão são um exemplo da aliança entre os Estados nacionais e grupos económicos multinacionais que diminui a capacidade de resistência das comunidades e das pessoas. Mas, a arte e a palavra ajudaram para que as pessoas da cidade de Açailandia, no estado do Maranhão, Brasil, resistissem contra a escravatura e a poluição das minas do carvão.

“La fuerza de los pequeños” é um documentário dirigido por Patricia Simón, jornalista freelancer com um compromisso forte na luta pelos direitos humanos. O documentário recorre 20 anos de luta de um grupo de pessoas que com as palavras e a arte combateram o trabalho escravo, a prostituição de crianças, a exploração e a miséria numa comunidade no Maranhão, Brasil. A ativista Carmen Bascarán crio o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos um espaço pelo qual conseguiram mudar leis, lutaram contra os governos locais e deram a muitas pessoas a oportunidade de formação e de seu próprio reconhecimento como pessoas e aprenderam a defender os seus direitos, paz e liberdade.

Depois da projeção do documentario, Patrícia Simon, diretora do documentário e Carmina Bascarán, protagonista do documentário, farão intervenções, seguida de Marina Fassanello, doutoranda do Fiocruz-CES, a que se seguirá um debate, com moderação de Jessica Fernandez.

O evento junta pessoas que querem pensar e agir sobre estas questões e dá continuidade ao ciclo de eventos da Oficina Ecologia e Sociedade do CES.