Escola comunitária COMUNIX

17 a 31 de agosto de 2017

Lourizan (Pontevedra, ES) e Vilarinho (Lousã, PT)

Enquadramento

Sabes o que é um baldio? E um monte veciñal? E uma Partecipanza? Se não sabes, não te preocupes: a maioria da população desconhece a sua existência. Trata-se de instituições milenares que foram apagadas da memória coletiva, que simplesmente querem dizer terras usufruídas e governadas coletivamente por quem lá vive ou que a elas tem direito. Um pouco por toda a Europa, existem terras comuns, mas tal como cá, as gerações mais jovens nunca ouviram falar delas.

Esta é a razão de ser do COMUNIX, um projeto europeu do Erasmus +, promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (coordenador), pela Cooperativa Cultural Trespés da Galiza e pela Parteci- panza Agraria de Nonantola, Itália, que juntamente com áreas comunitárias de dois lugares, a Mancomunidade de Montes Veciñais en Man Común, de Pontevedra e os Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, Lousã, pretendem dinamizar a participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias, através da criação de uma Escola Comunitária.

Decorre na segunda quinzena de agosto de 2017, uma semana na Galiza, na Mancomunidade de Montes Veciñais en Man Común de Pontevedra e outra em Portugal, nos Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, Lousã. Pretende dar a conhecer os recursos naturais dos dois lugares, os seus usos e os desafios da governação em comum, para que possam suportar modos de vida mais sustentáveis e mais justos.

[Clicar para informações detalhadas