Seminário

Violência contra meninas: análise comparada entre Portugal e Brasil

Nivia Valença Barros (CES)

13 de novembro de 2015, 14h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Neste seminário pretendem apresentar-se as considerações finais sobre a pesquisa desenvolvida no estágio Pós Doutoral desenvolvido pela oradora no Centro de Estudo Sociais da Universidade de Coimbra sobre violência contra meninas no contexto português e brasileiro.

Procuram retratar-se as observações mais relevantes resultantes do trabalho empírico realizado durante o estágio, bem como refletir criticamente as legislações vigentes, políticas e práticas de proteção social às meninas (criança e adolescente) vítimas de violência no Brasil e em Portugal, no período de 2000 a 2015.

No seminário destaca-se, ainda, a importância do movimento feminista para o enfrentamento a violência doméstica nos dois países.


Nota biográfica

Nivia Barros realiza o seu pós doutoramento no Centro de Estudos Sociais, no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), da Universidade de Coimbra, sob supervisão da Investigadora Madalena Duarte. Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005, mestrado em Educação (1994) e graduação em Serviço Social (1983). Atualmente é professora associada na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense - UFF. Coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Cidadania - NUDHESC/UFF e é membro do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social - NPHPS/CRD/UFF. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: Violência, cidadania, gênero, infância, adolescência, políticas sociais, direitos sociais e humanos e ética.​


Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)