Gender workshop

Vítimas masculinas de violência sexual em conflitos armados

Júlia Garraio (CES)

11 de dezembro de 2014, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Os estudos sobre violência sexual em conflitos armados incidem sobretudo sobre vítimas femininas, destacando frequentemente a conjugação entre militarismo, patriarcado e masculinidades hegemónicas na análise da persistência de casos de violência sexual em quase todos os conflitos armados conhecidos. Em muitos destes trabalhos é percetível uma identificação de feminilidade com vulnerabilidade e de masculinidade com a capacidade de exercer violência. Mais recentemente, a par de alguma visibilização mediática das vítimas masculinas de violação em certas guerras, surgiram diversos estudos sobre a violência sexual exercida contra homens e rapazes. Como é construída e exercida a masculinidade nos contextos aí analisados? Poderão tais estudos obrigar-nos a repensar o fenómeno da violência sexual e pôr em causa alguns dos pressupostos de uma parte significativa da literatura existente? Que desafios coloca esta investigação à maneira como entendemos gender?

A fim de debater estas questões, serão apresentados dois textos sobre a representação de vítimas masculinas de violência sexual. Dubravka Zarkow, um dos primeiros nomes no meio académico a prestar atenção às vítimas masculinas de violência sexual nas guerras que levaram ao desmembramento da Ex-Jugoslávia, propõe uma abordagem norteada pela intersecionalidade para a análise do fenómeno da violência sexual em conflitos armados. Focando as Nações Unidas, Chris Nolan, acusa, num tom bastante provocatório, um certo discurso feminista de assentar em alguns dos pilares do patriarcado. A discussão dos dois textos será complementada com a análise dos dados fornecidos pelo relatório do Human Rights Council a propósito da guerra da Líbia em 2011.


Nota biográfica

Júlia Garraio (CES)
 

Textos:
Zarkov, Dubravka (2011), “Exposures and Invisibilities: Media, Masculinities and the Narratives of Wars in an Intersectional Perspective”, in: Framing Intersectionality. Debates on a Multi-Faceted Concept in Gender Studies. Ed. Helma Lutz, Maria Teresa Herrera Vivar, Linda Supik. Ashgate: 105-120.

Dolan, Chris (2014), “Has Patriarchy been Stealing the Feminists’ Clothes? Conflict-related Sexual Violence and UN Security Council Resolutions”, IDS Bulletin Volume 45 Number 1 January 2014.


[Quem desejar participar e ler previamente os artigos em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt]