Reading Session

Readings in cultural and linguistic diversity

June 27, 2022, 18h00

Sala de S. Pedro, General Library of University of Coimbra

Notas biográficas dos/as participantes

Jorge Ruiz Lara – Madrid
Nasceu no ano 2000 em Madrid, onde tem vivido a maior parte da sua vida. Está a estudar na licenciatura em Filologia Hispânica: Língua Espanhola e as suas literaturas na Universidade Autónoma de Madrid, mas durante este ano académico está na Universidade de Coimbra a participar num Programa Erasmus em Línguas Modernas: Espanhol e Português. Os seus interesses literários incluem a poesia espanhola dos séculos XX e XXI e, especialmente, as representações poéticas da precariedade na literatura espanhola da última década, assunto sobre o qual está a escrever a sua tese final. Quando escreve, tenta enquadrar-se nesta corrente de escrita e desenvolver uma poesia que reflita sobre a vida quotidiana e assinale os conflitos entre esta vida e o presente do mundo em que vivemos.

Ana Zamora Serna – Murcia
Nasceu em Cartagena em 2001. O seu gosto e afeto pela literatura nasceu naturalmente, talvez inesperadamente, em resposta ao facto de os seus pais a obrigarem a ler incessantemente. Esta influência deu origem a uma predileção pela literatura o que a levou a estudar Filologia Hispânica, na Universidade de Granada. Os seus interesses giram em torno da poesia e do drama dos séculos XIX e XX, e é por isso que as influências que percebemos na sua obra são sobretudo românticas e geracionais. Assim começa uma necessidade de exploração que vagueia em torno dos sentimentos e se aprofunda no sensorial, com um objetivo claro: sentir os poemas.

Ivana Belen Ruiz Estramil – Uruguay
Migrante, de lá e daqui, de quem está há tanto tempo longe da terra onde nasceu, que quando volta, sente-se, mais uma vez, imigrante. Estudou Sociologia e doutorou-se nesta disciplina. Trabalha há anos as temáticas do asilo e refúgio, migrações forçadas por perseguição, guerra ou insegurança, abordando histórias de medo, dor e perda, para se encontrar com anseio, luta e sobretudo esperança. Os seus interesses concentram-se em continuar aprofundando as estratégias de controle, injustiça e violação de direitos que são implementadas diariamente em nome da "ordem". Isto levou-a a partilhar o seu trabalho em várias conferências, publicações e outros registos académicos daqueles que, dizem, dão "seriedade" à nossa carreira.

Almaluna Ubero Paniagua – Asturies
Investigadora doutoranda em Filosofia do Direito da Universidade de Oviedo. Atualmente está numa estadia de investigação no Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Metade asturiana e metade nicaraguense, considera-se uma das filhas da revolução sandinista. O seu objetivo é participar neste belo encontro oferecendo diferentes poetas asturianos/as em llingua asturiana. Acabamos de perder a oportunidade histórica de deixar de ser a única língua não oficial do Estado espanhol, pelo que compreendo que é sempre bom aproveitar a oportunidade para reivindicar a nossa llingua. Hoje e sempre, l'asturianu llingua oficial!

Alberto Izquierdo Montero – Madrid
Nasceu na Extremadura (1990), mas desde os quatro anos que vive em Madrid. Estudou pedagogia, disciplina que ama, mas muitas vezes arrepende-se de não ter estudado literatura, e pergunta-se: será tarde? Gosta de ler desde que era criança. A sua mãe diz que as bibliotecárias olhavam para ele como um ser estranho: "Não faz barulho, nem levanta a cabeça ...!". Costuma ficar absorto em algumas frases e versos como quem olha para uma paisagem avassaladora. Faz jogos de palavras com frequência e também escreve todas as semanas para o blog coletivo "Escritura Testaruda". Gosta especialmente da poesia social que nos desafia na vida quotidiana, a partir daí serão as contribuições que apresentará neste evento.

Regina Ascencio Ibañez - México
Mexicana de visita em Coimbra onde realiza uma estância anual pos-doutoral no CES, supervisionada pela Tatiana Moura. Originária de Zamora Michoacán, pequena cidade do centro ocidente encravada num vale, banhada pelo Río Duero, com o indicativo telefónica 351…o mesmo que o código de Portugal. Pedagoga, com experiência laboral em administração pública e como professora universitária. O tema, que recentemente trabalha na sua investigação, tem a ver com a relação entre paz, a educação formal e as organizações da sociedade civil. A condição de migrante, também lhe tem permitido sentir como o patriarcado e o racismo continuam como um desafio presente nas lutas sociais. Para a Regina, ler e sentir é uma equação da qual se disfruta…e que como uma pena com coração…agora nos convoca.

Sabela Fraga Costa – Galiza
Veio da Galiza e está a fazer um estágio doutoral no CES, onde a tese está a crescer pouco a pouco, mas, sem dúvida, também é com ela e com as/os colegas que desenvolve as aprendizagens que a acompanham. A sua relação com a leitura começa um pouco "tarde". Aos 17 anos, tem a sorte de se encontrar com duas pessoas com a capacidade de ampliar as fronteiras do seu pensamento e através dum grande impulso de leituras diversas que marcam um ponto de inflexão na sua vida e que fazem com que hoje esteja onde está e que seja quem é: uma pesquisadora curiosa com um grande amor pelas diversas artes. Neste encontro partilhará alguns dos poemas galegos presentes nos seus passos.

Cristina del Villar Toribio – Andalucía
Doutoranda de psicologia, considera-se mais velha do que parece, ou pelo menos gostaria de ser. Nativa de Sevilha. Adora ler ficção científica, fantasia e comédia, que considera o género mais completo e virtuoso da criação artística. Adora teatro, performance e comédia que pratica de uma forma amadora sempre que pode. É uma grande fã do frango churrasco e do vinho tinto, e gosta de estar ao sol e de contar anedotas.