Conversa I | Conversas Inquietas: Pode o Cuidado ser Subversivo?

Cuidado, Pandemia e Academia

30 de junho de 2022, 18h00

Rádio Baixa (Coimbra) + radiobaixa.com

Apresentação

Num sistema académico performativo que assenta em critérios de valor cada vez mais métricos, com a fetichização da publicação e a contabilização constante de determinado tipo de resultados, há que compreender e discutir os efeitos da pandemia na ‘produtividade’. O que está a acontecer no momento da produção do trabalho que cria (entre outros aspetos) desigualdades de género tão acentuadas? Onde fica a relação entre quem produz o conhecimento e o seu trabalho? Que dinâmicas de cuidado existem dentro de centros e departamentos? E que políticas podemos imaginar para compensar efeitos disruptivos da pandemia que permitam trilhar novos caminhos na produção do conhecimento científico e da promoção do cuidado de quem faz ciência e não na contabilização de outputs?

Isto leva-nos a questionar criticamente o que é o trabalho científico considerado normal e como podemos trabalhar para rejeitar o regresso à normalidade e tentar propor novas formas de trabalho científico, novas normalidades para depois da pandemia.

Participantes:
Catarina Saraiva, Curadora Linha de Fuga
Cristina C. Vieira, Professora e Investigadora FPCEUC
João Maria André, Professor Universitário e Filósofo
Pedro Cosme, Aluno de Doutoramento/Jornal Mundus

Moderação: Rita Alcaire (CES)