3rd International Congress of the Libraries, Politics, Reading Research Network

The digital, the traditional, the new normal?

September 23 and 24, 2021

Online event

Bio notes

Achilles, Daniele. Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018). Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Universidad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia - (Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Adjunta IV do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência".

Alvarez Zapata, Didier, Bibliotecário, Especialista em Animação Sociocultural e Pedagogia Social e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Antioquia. Já trabalhou como bibliotecário escolar, público e universitário em diversos serviços, redes e sistemas de informação e leitura do país. Professor e pesquisador na Universidade de Antioquia, no campo das relações entre a cultura escrita, as bibliotecas e a vida social e política (1998 - atual). Membro do Comitê Consultivo Interinstitucional do Plano de Leitura, Redação e Oralidade de Medellín.

Battaggia, Maddalena. Estudante de doutoramento em Scienze Documentarie, Linguistiche e Letterarie no Dipartimento di Lettere e Culture Moderne da Università La Sapienza, Roma. O tema de seus estudos é o estudo da história, a evolução e a percepção interna e externa da profissão bibliotecária italiana. Tutora do Mestrado em Editoria Giornalismo e Management Culturale (Università La Sapienza, Roma), Vice-Presidente da Secção Lazio de la Associazione italiana Biblioteche, é autora de uma contribuição na publicação de Chiara Faggiolani Conoscere gli utenti per comunicare la biblioteca (Bibliografica, 2019) e de alguns artigos e resenhas em revistas comerciais italianas.

Becerril Garcia, Arianna. Professora-investigadora a tempo completo na Universidade Autónoma do Estado do México (UAEM). Membro do Sistema Nacional de Investigadores (SNI) do México. Diretora Executiva da Redalyc, Rede de Revistas Científicas. Conta com estudos de pós-graduação e doutorado, mestra em ciências da computação pelo Tecnológico de Monterrey. Engenheira em computação pela UAEM. É membro da equipa fundadora da Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (redalyc.org) e sua atual Diretora Executiva. É fundadora e diretora de AmeliCA Conocimiento Abierto S.C. Além disso, é co-fundadora da Red Mexicana de Repositorios Institucionales, membro do comité diretivo de Invest In Open Infrastructure (IOI) e do conselho de The Global Sustainability Coalition for Open Science Services (SCOSS), assim como do conselho do Directory of Open Access Journals (DOAJ). ORCID iD 0000-0003-0278-8295.

Cameira, Emanuel. É investigador integrado no IHC-NOVA FCSH. É doutorado em Sociologia pelo ICS-UL e pós-graduado em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas-Artes da mesma universidade. Como Professor Auxiliar Convidado, vem leccionando no ISCTE-IUL e na FCH-UCP. Tendo trabalho desenvolvido nas áreas das sociologias da leitura, do livro e da edição, venceu, em 2018, o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea (Universidade do Minho).

Carvalho, Maria José Paiva Fernandes. Coordenadora da Biblioteca Norte/Sul, CES, nasceu a 8 de julho de 1957, em Buarcos, Figueira da Foz. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês/Alemão, FLUC, 1982. Foi dinamizadora da Língua e Cultura Portuguesas, nos EUA, onde completou um MLIS, Boston, 1991. Trabalhou na New Bedford Free Public Library, 1986-2002. Nos EUA recebeu várias distinções incluindo "Certificate of Special Congressional Recognition", Congresso dos EUA - Senadores John Kerry & Edward Kennedy. Doutora em "Ciencias Sociales y Juridicas/Información y Documentación, Universidad de Salamanca, 2017. É Coordenadora do Ciclo de Formação Avançada "Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao turbilhão".

Capinha, Graça. Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, Secção de Estudos Anglo-Americanos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Investigadora Sénior do Centro de Estudos Sociais e colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Codiretora do Programa de Doutoramento inter- e transdisciplinar “Discursos: Cultura, História e Sociedade” (FLUC/FEUC/CES), o último projeto que dirigiu foi "Novas Poéticas de Resistência: O Séc. XXI em Portugal" (FCT/CES - 2011). Entre 1991 e 1999, esteve ligada ao Poetics Program, da State University of New York (SUNY at Buffalo), aí tendo trabalhado com alguns nomes da teoria L=A=N=G=U=A=G=E. Coorganizadora dos "Encontros Internacionais de Poetas" (1992-5-8-2001-4-7-10), dirigiu a Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem (1997-2013)..

Castro, Jaime Alberto Bornacelly. Doutorando em Memória Social e Património Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2019-2023). Mestre em Estudos Socioespaciais pelo Instituto de Estudos Regionais da Universidade de Antioquia (Colômbia) e bibliotecário da mesma Universidade. Cientista político da Universidade Nacional da Colômbia. Professor e investigador em tempo integral da Universidade de Antioquia (Colômbia) entre 2009 e 2019. As suas áreas de actuação são: instituições da memória, memórias traumáticas, políticas públicas e epistemologia das ciências da informação. Tem a vantagem de ser conhecedor em primeira mão das dinâmicas bibliotecárias da Colômbia e do Brasil.

Cunha, Teresa. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Investigadora sénior do CES, UC,  onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena a publicação Oficina do CES, os ciclos do Gender Workshop. Coordena a Escola da Inverno 'Ecologias Feministas de Saberes' e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Coimbra e investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; outras economias e economias feministas mulheres; transição pós-bélica, paz e memorias; direitos humanos das mulheres no espaço do Índico. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas.

Dinotola, Sara. É doutora em Scienze documentarie, linguistiche e letterarie, bibliotecária da Biblioteca Cívica de Bolzano e especialista nesta matéria no Dipartimento di Studi storici di Torino. Vencedora do prémio “Giorgio De Gregori” 2016, é autora de dois livros (L’approval plan per lo sviluppo delle collezioni, 2017 e Lo sviluppo delle collezioni nelle biblioteche pubbliche, 2020) e de várias contribuições em periódicos e em atas de congressos. Os seus principais interesses de investigação são o desenvolvimento e a gestão de coleções em papel e eletrónicas, a análise de dados aplicada à avaliação de coleções de bibliotecas e do mercado editorial, as funções culturais e sociais das bibliotecas, a sustentabilidade na biblioteca. É membro do comité científico de “Biblioteche oggi” e “Biblioteche oggi Trends” e do comité editorial de “AIB studi”.

Faggiolani, Chiara. É professora associada de Biblioteconomia do Dipartimento di Lettere e Culture Moderne da Università La Sapienza, Roma. Dirige a revista “AIB studi”; é membro do SISBB - Sociedade Italiana de Biblioteconomia e Biblioteconomia; faz parte da Comissão Nacional de Bibliotecas Públicas da Associação Italiana de Bibliotecas. É autora de inúmeras publicações, entre as mais recentes: Conoscere gli utenti per comunicare la biblioteca (Bibliografica, 2019), La bibliometria (Carocci, 2015), La ricerca qualitativa per le biblioteche (Bibliografica, 2012).

Gaudério, Gaudêncio. Fundador e coordenador da editora Vento Norte Cartonero, cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul / Brasil), criada em novembro de 2014 e que conta hoje no catálogo com 25 títulos publicados. Organizador da exposição "O universo dos livros cartoneros" cuja edição inicial se realizou na Biblioteca Nacional de Portugal no mês de março de 2018 e que logo circularia por outras cidades de Portugal e Espanha até inícios de março de 2019 para completar um total de 9 edições. Exposição que na sua última edição contava com livros de 52 editoras de 18 países e que teve uma versão similar apresentada em duas ocasiões na cidade de Porto Alegre (Brasil) no ano de 2019. Tem ministrado inúmeras "oficinas cartoneras" para os mais diversos públicos, incluídas pessoas privadas de liberdade, e com discapacidades, no Brasil, Argentina, Uruguay, Chile, Espanha e Portugal. E é coordenador de um grupo informal de cartoneros de vários países que se reúne toda semana desde o dia 28 de abril de 2020 no espaço virtual para trocar experiências e histórias do fazer cartonero.

Gianolla, Cristiano. Investigador do CES, UC, cocoordenador do DECIDe. Doutorado em Sociologia e Ciência Política (Coimbra e Roma-Sapienza). É Investigador Principal do projeto UNPOP (FCT, 2021-2024) e membro da equipa dos projetos europeus ECHOES (H2020, 2018-2021) e ALICE (ERC, 2011-2016). Cofundador e cocoordenador do "Grupo Inter-Temático sobre Migrações", cocoordena o grupo de investigação "Epistemologias do Sul", CES. Editor coordenador do Alice News; editor da e-cadernos CES e do Rightsblog. Cocoordena as unidades curriculares do Doutoramento "Teorias e Instituições Democráticas", "Estado, Democracia y Pluralismo Jurídico" e Mestrado "Diálogo Intercultural Crítico" na Fac. Economia, UC. Autor de livros, capítulos e artigos que analisam a teoria democrática, populismo, pós-colonialismo, diálogo intercultural, processos do património, partidos movimento, cidadania, direitos humanos, migrações e cosmopolitismo. Atuais interesses de pesquisa focam a temática das emoções e narrativas em processos democráticos.

Medeiros, Nuno. É professor de sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, onde é docente desde 1999. É licenciado em Sociologia, mestre em Sociologia Histórica e doutor em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador integrado no IHC – NOVA FCSH, Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Uma das suas áreas de especialização é a sociologia histórica do livro, da edição, da livraria, da leitura e da cultura e comunicação impressas, bem como do património e das práticas culturais, tópicos sobre os quais tem ampla produção publicada, incluindo vários livros.

Melo, Olivia Silva. Diretora das Bibliotecas Públicas Livres de New Bedford (NBFPL) desde 2015, iniciou sua carreira como assistente de biblioteca na Casa da Saudade (1987). Durante sua juventude, a Casa da Saudade serviu-lhe de apoio à leitura para melhor desenvolver o conhecimento da língua inglesa, conduzindo a uma Licenciatura em Literatura Inglesa. Mestre em Ciências Biblioteconómicas pela Simmons University (1991), foi Gestora de vários departamentos da NBFPL. Foi também Diretora de várias bibliotecas públicas no Estado de Massachusetts. Reside em New Bedford desde 1974, quando sua família emigrou de São Miguel, Açores, Portugal. O seu conhecimento da língua e cultura portuguesas tornaram-na uma mais-valia para a cidade de New Bedford, onde uma grande parte da população é de ascendência portuguesa.

Lins, Ivana Aparecida Borges. Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia - SIBI/UFBA. Doutora em Ciência da Informação (2016), mestre em Ciência da Informação (2005), especialista em Leitura, teoria e prática (1998), graduação em Biblioteconomia e Documentação (1984). Professora colaboradora do PPGCI/UFBA. Líder do Grupo de pesquisa Difusão do Conhecimento e Apropriação de Saberes: acesso e uso da informação na sociedade - DIFUSAS. Coordenou o Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER/UESB - Jequié (1999 a 2003). Experiência na área de Ciência da Informação, ênfase em Processos de Disseminação da Informação; temas principais: Leitura, Biblioteca Pública - Bahia, Biblioteca Pública - Acessibilidade, Bibliotecas Públicas - Políticas Públicas.

Pereira, Cláudia Sousa. Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de Évora (2000), onde é professora e investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora). Publicou livros, capítulos e artigos, fez conferências, comunicações e formação, nacional e internacional, nas áreas da literatura e cultura infantojuvenil, promoção da leitura e educação literárias. Membro de redes internacionais, como a Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil – ELOS e a LIJMI (Red Temática de Literaturas Infantiles y Juveniles en el Marco Ibérico). O trabalho de extensão à comunidade, que também lhe serve de laboratório, é o contacto com grupos de leitura, convencendo leitores distraídos de que a Literatura tem um papel fundamental na sociedade.

Pérez Pulido, Margarita. É Professora Associada da Universidad de Extremadura (Uex). Doutora pela Universidade de Salamanca, com mais de 25 anos de experiência como professora na Universidad de Extremadura e mais de 12 anos de experiência profissional em bibliotecas e serviços de documentação. Publicou vários trabalhos sobre ética da informação e planeamento de serviços de biblioteca. Atualmente é coordenadora da Oficina de Responsabilidad Social da Facultad de Ciencias de la Documentación y la Comunicación da Uex.

Quezada, Shelley. É Consultora do Massachusetts (MA) Board of Library Commissioners. Coordena e desenvolve programas de alfabetização e de English to Speakers of Other Languages; serviços a pessoas com necessidades especiais e deficiência; desigualdade de oportunidades educacionais e económicas; serviços a populações multiculturais; e bibliotecas correcionais. Desenvolve e gere bolsas: Science is Everywhere, Full Steam Ahead, Citizenship Corners, Serving People with Disabilities e Mind in the Making: Creative Plays paces in Libraries. Conhecedora das bibliotecas no Brasil e no México, avaliou bibliotecas na Indonésia e na África Ocidental. Na Simmons University ensinou Literacy and Services to Underserved Populations: Issues and responses, e leciona Children's Literature and Media. Defensora da missão da biblioteca para a alfabetização familiar, recebeu o prémio Hall of Fame da MLA; prémio Emerson Greenaway da NELA.

Sanches, Tatiana. Bibliotecária e investigadora, é Professora Auxiliar Convidada na UAberta. Licenciada em Letras, pós-graduada em Ciências Documentais, Mestre em Educação e Leitura, Doutora em Educação e Pós-Doutora em Ciência da Informação. Trabalha em bibliotecas desde 1993, primeiro na área das bibliotecas públicas e desde 2007 nas universitárias. Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dedica-se ainda à formação e à investigação (IE-ULisboa e ISPA), sendo autora de diversas publicações editadas a nível nacional e internacional. Membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior, e Vogal da Formação na BAD.

Santos, Luciane Lucas dos. É investigadora associada no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Co-coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES) e o Grupo de Trabalho Policredos. Integra, no CES, a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI". É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo migrado dos Estudos da Comunicação para a Sociologia há cerca de 15 anos. Relativamente à investigação, são seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias, desigualdades, questões identitárias na Europa. ORCID iD 0000-0001-6409-8850.

Sequeiros, Paula. Investigadora associada do CES onde desenvolveu pós-doutoramento. Coordenadora do Núcleo Postrade. Doutora em Sociologia, Universidade do Porto (UP); Mestra em Sociedad de la Información y del Conocimiento, Univ. Oberta de Catalunya; Licenciada em História, UP; Pós-Grad. Ciências Documentais, UP. Cocoordena a publicação Oficina do CES. Atualmente investiga a interseção da literacia da informação com a publicação científica e as bibliotecas. Coorganizadora e formadora no ciclo «Publicar sem perecer: Sobreviver ao turbilhão». Dinamiza a enLeio, Rede de Investigação Bibliotecas, Políticas e Leitura. Defensora do Acesso Aberto, foi membro do Conselho Executivo e é editora para Portugal do Repositório e-LIS. Neste e no SocArXiv deposita os seus trabalhos. ORCID iD 0000-0003-2069-5631.

Vivarelli, Maurizio. É professor titular de Bibliografia e Biblioteconomia no Dipartimento di Studi storici da Università di Torino. Ocupa-se de: espaço e identidade da biblioteca pública (Lo spazio della biblioteca, 2013; A partire dallo spazio, 2016; The identity of the contemporary public library, 2016, com M. Pérez Pulido); leitura e leitura social (Le reti della lettura, 2016, Las redes de la lectura, 2019, com C. Faggiolani; Social reading and the role of data in improving reading experiences, “DigitCult. Scientific Journal on Digital Cultures”, 2018, com G. Corino, C. Faggiolani, L. Verna; La lettura, 2018); cultura bibliográfica em ambiente digital (Le dimensioni della bibliografia, 2013). É membro da comissão científica de “AIB studi”, “Biblioteche oggi”, “Biblioteche oggi Trends”, “Culture del testo e del documento”, “JLIS.it”; é vice-presidente do Centro DISH - Digital Scholarship for the Humanities da Università di Torino.

Cristina del Villar-Toribio - Espanha
Cristina del Villar-Toribio e doutoranda da Universidad de Sevilla, do programa de Psicología, linha de Procesos Psicosociales, diversidade e cidadania. E master em Saúde, Bem-estar social e Migrações Internacionais (US), e master em Cooperação Internacional (UNED). Atualmente realiza uma estadia doctoral no CES, com a sua orientadora de tesis a Dr. Teresa Cunha. Os seus interesses são as migrações, os cuidados, os feminismos postcoloniales, os ecofeminismos, a psicologia cultural e o vinho alentejano. 

Katia Cardoso – Cabo Verde
Katia Cardoso é Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, Mestre em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL e Doutoranda em Pós-colonialismos e Cidadania Global na Universidade de Coimbra. Na Divisão de Apoio e Promoção da Investigação desempenha, desde 2016, funções de pesquisa, gestão e suporte no âmbito dos projetos e atividades de Cooperação e Desenvolvimento da Universidade de Coimbra.

Léo Sidónio de Jesus Cote – Moçambique
Léo Sidónio de Jesus Cote nasceu em 1981, em Maputo (Moçambique). Frequentou o curso de Linguística e Literatura na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Foi professor primário e secundário. Actualmente exerce a profissão de revisor linguístico. Tem publicado Carto Poemas de Sol a Sal (2012) e Poesia Total (2013), este último resultado do prémio literário 10 de Novembro do Concelho Municipal da Cidade de Maputo, o qual venceu em 2012. Viu a sua reaparição literária com Campo de Areia (2019) sob a chancela da Fundação Fernando Leite Couto e 2020 publica um pequeno e-book, que se pode acessar gratuitamente através do link https://bit.ly/Eroticus_LeoCote, com o título Eroticus: Onze Poemas e uma Quadra sob Medida.

Mattia Faustini - Itália
Mattia Faustini é psicologo e pesquisador do CES. Formou-se em psicologia clinico-dinâmica em Padova, onde em particular focou a sua pesquisa sobre a linguagem e a dimensão narrativa da experiência. Para além das ciências humanas, entre os seus interesses se destaca particularmente a poesia. Em Itália, conduziu uma oficina de “cidadania poética”, a procura de uma metodologia participativa para investigar as condições da convivência urbana entre comunidades. Atualmente estuda no curso de doutoramento em “Discursos: Cultura, História e Sociedade” na Universidade de Coimbra, tendo por objeto de pesquisa a história das oficinas de poesia em Europa.

Mônica Del Vecchio - Brasil
Especialista em Direitos Humanos Internacionais Ius Gentium Conimbrigae | Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito | Universidade de Coimbra; Especialista em Metodologia do Ensino Superior - UBC- Br; Pedagoga pela Universidade Braz Cubas-São Paulo/Br, com atuação na área de educação de jovens e adultos e educação (social)/ação comunitária; Colaboradora como pesquisadora académica de projetos europeus na área de educação e direitos humanos (2017-2019) e voluntária social desde 1976.