E-learning Course

Disarming current oppressions from the epistemologies of the South: capitalism, colonialism and patriarchy

8-12 de novembro de 2021, 14h00-19h30 (GMT)

8 de novembro | Apresentação, organização e conferencia inaugural

Apresentação dos participantes do curso (2h).
Conferência de Boaventura de Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais da U. de Coimbra): O que são e não são as epistemologias do Sul (30 min e debate. Total 2h)
Constituição dos grupos e explicação sobre como funcionará o curso (1h30).

9 de novembro | Oficina sobre o Capitalismo: a espinha dorsal do cronotopo capitalista.

Tempo e capitalismo (25 min)
Os tempos líquidos do capitalismo. Palestrante: Juan Carlos Gimeno (U. Autónoma de Madrid / GT Epistemologias do Sul Programa Sul-Sul-CLACSO)

Espaço e capitalismo (25 min)
Observando o espaço da capital. Palestrante: Jorge Minguet (U. Málaga / Out_arquías.HUM-853).

- Retorno para a sala e conversa entre alunos/as e palestrantes (1h30)

10 de novembro | Oficina sobre o Colonialismo: expropriação de conhecimentos.

Novo colonialismo (25 min)
Colonialismo moderno: de que falamos hoje, quando é necessária a descolonização? Palestrante: Maria Paula Meneses (Centro de Estudos Sociais da U. de Coimbra / GT Epistemologias do Sul/Programa Sul- Sul-CLACSO)

Desapropriações e resistência (25 min)
Cosmosonoridades do Sul Global, lugares comuns de resistência pluriversal Palestrante: Iván Periáñez (U. de Sevilha / Out_arquías.HUM-853)

- Retorno para a sala e conversa entre alunos/as e palestrantes (1h30)

11 de novembro | Oficina sobre o Patriarcado: mulheres que participam de mundos insuportáveis.

Mulheres e a sua arte (25 min)
Estética feminista decolonial localizada no sul para uma poética erótica da relação. Palestrante: Karina Bidaseca (U. de Buenos Aires e CONICET- U. de San Martin/ GT Epistemologias do Sul/Programa Sul-Sul CLACSO)

Mulheres e sua migração (25 min)
Mulheres migrantes em trânsito pelo nosso Mediterrâneo comum. Palestrante: Ángeles Castaño (U. Sevilha / Out_arquías.HUM-853 / GT Epistemologias do Sul/ Programa Sul-Sul CLACSO)

- Retorno para a sala e conversa entre alunos/as e palestrantes (1h30)

12 de novembro | Oficina de encerramento. Que são as epistemologias do sul?

Oficina coletiva e espaço de reflexão colaborativa e transferências entre alunos/as e palestrantes. Entrega dos certificados.