1st International Meeting of the Research, Libraries, Policy and Reading Network

Knowledges and Memory: Researching, Reading and Sustaining

November 6, 2020, 09h30 (GMT)

Online event

Notas biográficas

Bragança, Aníbal - É docente aposentado da Universidade Federal Fluminense, tendo sido professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS-UFF). Possui licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutoramento em Ciências da Comunicação também pela Universidade de São Paulo. Foi coordenador-geral de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional, tendo sido o coordenador nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Foi diretor científico da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação) e coordenador do Núcleo de Pesquisa Livro e História Editorial no Brasil (Lihed/UFF). Foi editor, livreiro e Secretário Municipal da Cultura, em Niterói.

Cameira, Emanuel - É licenciado em Sociologia pelo ISCTE-IUL, pós-graduado em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea, IHC- NOVA FCSH. Nos últimos anos tem lecionado no ISCTE-IUL, designadamente nos mestrados em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, em Empreendedorismo e Estudos da Cultura e em Estudos de Internet.

Capinha, Graça - É Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC), Secção de Anglo-Americanos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e Investigadora do CES. É doutorada em Literatura Norte-Americana pela UC. Tem lecionado em vários cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento nas áreas da literatura, da teoria literária, da tradução e da escrita criativa. Integra o Grupo de Investigação "Intersexualidades/Intersexualities" do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto. As suas publicações, dentro e fora de Portugal, centram-se na temática da poética contemporânea (sobretudo norte-americana e portuguesa), na sua relação com questões de âmbito social e político, por exemplo, as relacionadas com as identidades e a emigração.

Carvalho, Maria José Paiva Fernandes - É doutorada em Ciencias Sociales y Juridicas/ Información y Documentación, Univ. de Salamanca, Facultad de Traducción y Documentación. Mestre em Library and Information Science, Simmons College, Graduate School of Library and Information Science, Boston, EUA. Licenciatura Inglês/Alemão, Univ de Coimbra, Faculdade de Letras. Foi Diretora da Biblioteca Casa da Saudade, New Bedford, Massachusetts. Co-coordenadora e formadora do ciclo Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao turbilhão. Coordenadora da Biblioteca Norte/Sul, CES, Univ de Coimbra. Professora Auxiliar Convidada, Curso de Informação e Comunicação, Faculdade de Letras, Univ Coimbra. É membro da Rede de Investigação: Bibliotecas, Políticas e Leitura.

Civallero, Edgardo (Buenos Aires, 1973) - Licenciado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, atualmente coordenador da biblioteca & arquivo da Fundação Charles Darwin nas ilhas Galápagos. Especializado no desenho de serviços de biblioteca para sociedades indígenas e outros grupos subalternos. Entende e defende a biblioteca como um espaço comprometido, de ativismo e militância sociopolítica e de resistência cultural, identitária e coletiva.

Deaecto, Marisa Midori - É licenciada, mestre e doutorada em História pela Universidade de São Paulo. É professora na Universidade de São Paulo, nomeadamente na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e no Programa de Pós-Graduação em História Económica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (PPGHE-USP). É editora do periódico LIVRO – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição e tem a seu cargo a coordenação do Grupo de Estudos História da Edição e das Práticas de Leitura no Brasil (Séculos XIX e XX). Foi docente convidada na École Nationale des Chartes, Labex-Transfers, na École Normale Supérieure de Paris, na EPHE-Paris e no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).

del Fabbro, Alberto - Es Licenciado en Ciencias Internacionales y en Ciencias Históricas, Universidad de Turín. Autor del libro Origine e sviluppo della biblioteca pubblica in Italia: un modello di analisi tra biblioteconomia sociale e microstoria, Milano, Editrice Bibliografica, 2019. Actualmente cursando un Doctorado en la Universidad de Extremadura, España.

Faggiolani, Chiara - Dottorato di ricerca in Scienze Librarie e Documentarie - XXIII ciclo, Sapienza Università di Roma, Dipartimento di Lettere e Culture Moderne, Roma. Master di I livello Data Science. Progetto: PERCE.READ. La percezione della lettura in Italia al tempo del social reading. A partire da una analisi di opinion mining della campagna #ioleggoperché.

Medeiros, Nuno - (IHC - NOVA FCSH; ESTeSL-IPL/H&TRC) é docente do ensino superior e investigador na área da sociologia e da história, com trabalho desenvolvido em domínios como a leitura, a cultura impressa, a edição de livros e a produção, mediação e circulação da cultura. É doutorado em sociologia, mestre em sociologia histórica e licenciado em sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. É membro da Rede de investigação Bibliotecas, Políticas e Leitura.

Meneses, Maria Paula - Doutorada em Antropologia, Univ. Rutgers (EUA), Mestre em História, Univ. S. Petersburgo (Rússia). De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos. Leciona em vários programas de doutoramento do CES, sendo co-coordenadora de 'Pós-colonialismos e cidadania global'. Co-coordena o curso internacional 'Epistemologias do Sul' (CLACSO-CES). Foi Professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Tem o seu trabalho publicado em diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Holanda e Colômbia.

Pereira, Cláudia Sousa - Professora auxiliar da Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, investigadora do CIDEHUS.UÉ; doutorada em Literatura (2000); publica, investiga e leciona nas áreas da literatura e cultura também para a infância e da leitura literária. É membro da Rede de Investigação: Bibliotecas, Políticas e Leitura. 

Pérez Pulido, Margarita - Es profesora titular del Departamento de Información y Documentación de la Facultad de Ciencias de la Documentación y Comunicación de la Universidad de Extremadura (UE). Sus principales líneas de investigación son "nuevas formas de organización de los servicios bibliotecarios" y "ética y deontología de la información". Es autora de numerosas publicaciones en revistas especializadas extranjeras y españolas. Sus monografías publicadas recientes son "Ethics Management in Libraries and Other Information Services" (2017) y, con Maurizio Vivarelli, "The Identity of the Contemporary Public Library" (2016). Elaboró el código de ética de los profesionales españoles, reconocido desde 2013 por FESABID e IFLA. Miembro de la Taller de Responsabilidad Social de la UE. Membro da Rede de Investigação: Bibliotecas, Políticas e Leitura. 

Portela, Manuel - Professor Catedrático no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorado em Cultura Inglesa pela Universidade de Coimbra (2001) e Agregado em Literatura Inglesa (2010). Investigador do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, coordenador do Grupo de Investigação "Mediação Digital e Materialidades da Literatura" (2014-2022).

Rodriguez Maeso, Silvia - Doutorada em Sociologia Política (Univ. País Basco);. É investigadora principal do CES, Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É professora nos Programas de Doutoramento "Democracia no Século XXI" (CES/FEUC) e "Human Rights in Contemporary Societies"(CES/IIIUC). Coordena o projeto POLITICS - "A política do (anti)racismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, decisão política e lutas coletivas" (ERC, 2017-2022). Desenvolve investigação e ensino de pós-graduação nos âmbitos das teorias críticas sobre raça e (anti-)racismo e o pensamento descolonial, com ênfase na análise da relação entre poder e produção de conhecimento, políticas públicas e discurso sócio-legal.

Sequeiros, Paula - Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Doutorada em Sociologia, Univ. Porto; Mestre en Sociedad de la Información y del Conocimiento, Univ. Oberta de Catalunya; Lic. História, U.P.; Pós-Grad. Ciências Documentais, U.P. A sua área principal de pesquisa intersecciona a literacia da informação, a publicação científica e as bibliotecas. É coorganizadora e formadora no ciclo iclo de formação avançada "Publicar sem perecer: Sobreviver ao turbilhão", CES. Membro da Rede de investigação Bibliotecas, Políticas e Leitura.

Vivarelli, Maurizio – Profesor titular de Biblioteconomía en la Universidad de Turín. Es autor o editor de varias publicaciones, entre ellas Le dimensioni della bibliografia, 2013; Lo spazio della biblioteca (2013); The Identity of the Contemporary  Public Library (con M. Pérez Pulido, 2016); Le reti della lettura (con C. Faggiolani, 2016, traducido al español, 2019); La lettura. Storie, teorie, luoghi (2018).