Oficina de Escrita Académica CreA(c)tivar

João Paulo Guimarães (University College Dublin/Universidade do Porto)

9 de dezembro de 2019, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Destinando-se a doutorandos e pós-doutorandos do CES e a estudantes de pós-graduação da Universidade de Coimbra e com o objetivo de complementar a sua formação avançada, esta Oficina de Escrita Académica representa uma oportunidade privilegiada de abordar de forma exploratória questões relativas à prática da escrita científica com João Paulo Guimarães, autor do manual Escrita Académica: Regras, Estrutura e Colaboração. A Oficina procura constituir-se como um espaço de reflexão sobre as especificidades/tipologias de textos académicos e suas ordens produtivas e sobre estratégias de produção textual de tipo argumentativo e crítico, assim como de discussão de boas práticas de escrita académica com base em exemplos e exercícios.

Este evento surge como atividade suplementar da CES Summer School «CreA(c)tivar o Fazer Científico nas Ciências Sociais/Humanidades», que decorreu de 9 a 13 de setembro de 2019 (CES | Alta e Casa da Escrita), sob a coordenação de Patrícia Silva, Nancy Duxbury, Maria José Carvalho e Susana de Noronha.

Nota biográfica

João Paulo Guimarães fez um mestrado em Estudos Americanos na Universidade de Coimbra e doutorou-se em Literatura Anglo-Americana na State University of New York at Buffalo, com o apoio de bolsas Fulbright e FCT. Em Buffalo fez formação e leccionou cadeiras de escrita académica. De momento trabalha na University College Dublin como investigador em pós-doutoramento e na Universidade do Porto como Investigador Júnior. É autor do manual Escrita Académica: Regras, Estrutura e Colaboração, publicado pelo Instituto Politécnico de Coimbra e tem publicações em várias revistas científicas internacionais, entre as quais, Interdisciplinary Literary StudiesWestern American Literature, Nordic Journal of English Studies CounterText.