Conferência

Institucionalização de iniciativas de economia social e solidária: análise e desafios através de uma abordagem institucional e substantiva da economia

Andreia Lemaître (Universidade Católica de Louvain)

1 de julho de 2019, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Procuraremos estudar as iniciativas de economia social e solidária não só na dimensão socioeconómica destas, mas também em uma dimensão sociopolítica, significando pensar a construção da ação pública em um sentido mais alargado. Abordaremos processos de institucionalização dessas iniciativas em vários contextos geográficos, adotando para a análise uma conceção substantiva e plural da economia, conforme proposto por Polanyi. Analisaremos as interações entre os atores da economia solidária e o poder público, bem como as tensões possíveis oriundas dessa interação e de diferentes conceções da ação pública e da economia.

Nota biográfica

Andreia Lemaître é socio-economista, professora na Universidade Católica de Louvain na Bélgica (UCLouvain), onde coordena também o Grupo de pesquisa interdisciplinar sobre América Latina (GRIAL), a Cátedra de Economia Social e Solidária no Sul e o Mestrado em população e desenvolvimento.

Atividade no âmbito do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL/CES)