Seminário

Das Epistemologias da Rua à Politica da Rua: As linhas abissais entre Segurança Publica e as Populações em situação de rua

Cláudia Carvalho

Teresa Cunha

5 de novembro de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Neste seminário propõe-se uma análise sobre as relações entre a Segurança Pública e a População em Situação de Rua com base numa pesquisa que foi realizada em três capitais brasileiras: Cuiabá, S. Luís do Maranhão e Belém do Pará com base nas Epistemologias do Sul, nomeadamente com o seu conceito de linha abissal. Esta pesquisa envolve de um lado, os agentes de segurança pública, no caso,  policiais militares, bombeiros militar, policiais civis; e, de outro lado, as pessoas em condição de rua, tanto aquelas que vivem na rua, quando as que vivem da rua, como é o caso das mulheres  e travestis profissionais do sexo.

O objetivo da pesquisa era perceber as experiências de abordagens policiais no atendimento das pessoas em condição de/na rua e, como as pessoas em condição de/na rua, eram tratadas pelos agentes de segurança publica.  Trata-se de  pesquisa de cunho qualitativo envolvendo mais de 120 pessoas, os seus depoimentos e testemunhos. Demonstra-se o quanto há uma linha abissal que divide e separa a realidade brasileira gerida por lógicas de exclusão radical tributárias do capitalismo, colonialismo e do heteropatriarcado. 

Apresentação do seminário: Teresa Cunha | Apresentação do tema: Claudia Carvalho. Haverá um debate no final