Colloquium

2nd Colloquium For New Mobilities in the City 

January 20, 2017, 09h30

Room 1, CES-Coimbra

Notas biográficas


João Paulo Cardielos (DARQ-FCTUC e CES-UC)


Prof. Auxiliar e membro da Comissão Científica de Coordenação e Gestão da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, EfS | UC. É também membro do Comité de Comunicação da iniciativa EfS. Coordenador responsável pelas disciplinas de Atelier de Projeto I e docente do Módulo Território e Paisagem (“design studio”) do Atelier de Projeto I-D. Regente das disciplinas de Ambiente e Organização do Espaço, que integram o Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia do MIT-Portugal, o mestrado em Energia para a Sustentabilidade e o Mestrado Integrado em Arquitetura, lecionados na UC. Docente do Programa de Estudos Avançados (3º ciclo) em Arquitetura, designado CoimbraStudio, no Departamento em Arquitetura da UC, onde integra a equipa docente do Seminário de Investigação em Cultura e Desenho da Cidade. Integrou mais de 120 júris de provas académicas, tendo orientado a preparação de mais de 40 dissertações.

Investigador no CCARq – Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitectura, do Centro de Estudos Sociais | Laboratório Associado da UC. Autor de diversos artigos científicos e editor ou co-editor de livros, na sua área disciplinar, com relevância para os temas do território e da paisagem. Comissariou diversas exposições, colóquios e debates, no âmbito do desempenho das suas funções na UC, e ainda enquanto presidente (2005-07) e vice-presidente (2008-10) eleito, do Núcleo de Arquitectos de Aveiro da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos. Jurado em diversos concursos, por nomeação ou convite, pela Ordem dos Arquitetos e pela Universidade de Coimbra, entre outras instituições públicas e privadas.

Organizou e participou em inúmeros colóquios e debates públicos, e liderou ou moderou sessões de trabalho, em workshops e outros eventos científicos e de divulgação, de arquitetura e da prática disciplinar. Tem integrado equipas em projetos científicos internacionais. Participou em júris internacionais e leccionou, como orador convidado, Na KU-Leuven, em Bruxelas, e na Universidade de Patras, na Grécia. Premiado em concursos de arquitetura, com obra publicada e construída. Arquiteto pela FAUP em 1986, doutorado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra em 2009.


Tiago Castela (CES-UC)


Tiago Castela é historiador da arquitectura e do urbanismo, e arquitecto. Investiga a relação entre modos plurais de vida urbana e a dimensão política do planeamento urbano, tanto no sudoeste da Europa como no sul de África.

Completou um doutoramento em Arquitectura, no programa de História da Arquitectura e do Urbanismo, na Universidade da Califórnia, Berkeley. A sua tese de doutoramento é uma história etnograficamente informada das periferias ilegalizadas de Lisboa no pós-guerra, e dos efeitos de tais periferias na formação do conhecimento arquitectónico e do aparelho do planeamento urbano. É investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o núcleo de estudos sobre Cidades, Culturas, e Arquitetura (CCArq). Em 2013 e 2014, foi o coordenador de um projecto de investigação exploratória, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia portuguesa. Este projecto examinou a circulação das imaginações prospectivas do urbano entre Lisboa, Maputo, e Joanesburgo, concentrando-se na figura da periferia.

Acredita que é crucial para a investigação ser efectuada em articulação com práticas pedagógicas inovadoras, combinando métodos estabelecidos com a experiência espacial e trocas de conhecimento com cidadãs e cidadãos. Recentemente juntou-se às equipas docentes do programa de doutoramento em Arquitectura e do programa de doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global.
 

Carlos Gaivoto (Transportes de Lisboa)

Engenheiro e mestre em Transportes pelo IST. Membro da equipa do PROTAML de 1992, coordenado pelo Prof. Jorge Gaspar tendo elaborado a monografia do sistema ferroviário e em 2002, pelo CESUR da equipa do Prof. Nunes da Silva, o plano de transporte público.

Esteve em vários estudos de engenharia de tráfego e de transportes em diferentes níveis geográficos, participando em equipas multidisciplinares públicas e privadas, na elaboração de Planos de Deslocações Urbanas (ETAC de Cascais); ordenamento da circulação e de estacionamento; de estudos estratégicos de TCSP (Transporte Colectivo em Sítio Própro) e foi avaliador na DGRTD/CEE para os projectos de transporte das três primeiras calls do 7º Programa Quadro.

Participou, nos últimos seis anos, em duas Cost Action/CEE sobre o “BHLS” (Bus High Level of Service) e sobre a segurança do modo eléctrico (Tram-Urban-Safety), além doutros projectos europeus – SPUTNIC; CATCH; PUCA, NICHES, ZeEUS, etc. – desde 2000.

Esteve em conferências internacionais do GART (Groupe des Autorités Responsable de Transport), UTP (Union de Transport Public), PREDIT (mi-parcours du Programme de Recherche de Innovation du Transport Terresrtre), UITP (International Association of Public Transport), EMTA (European Metropolitan Transport Authorities), desde 1996.


Pedro Isidoro (UVE)

· Licenciatura em Física (Ramo Educacional), Universidade de Coimbra

· Mestrado em Física e Química para o Ensino, Universidade dos Açores

Associado Fundador da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos

Vice-Presidente do Conselho Diretivo da UVE

Membro dos sites sobre Mobilidade Elétrica:

· NissanLeafPT - http://www.nissanleafpt.com/

· Nova Energia - http://www.novaenergia.net/forum/

· E-Forum - http://eforum.scooters-eletricas.com/

· “UVE” (Facebook) - https://www.facebook.com/uve.pt/

· “Mobilidade Elétrica” (Facebook) - https://www.facebook.com/groups/clubehibridos/

· www.uve.pt

Utilizador de três veículos elétricos (bicicleta, scooter e carro)


Joana Ivónia (U. Aveiro)


Nasceu em 1980 na região de Aveiro. Sempre viu e utilizou a bicicleta como um meio de transporte. Licenciou-se em Design de comunicação pela ESAD de Matosinhos, frequentou o mestrado em Artes Visuais e multimedia da Universidade de Évora, e presentemente é doutoranda em Design na Universidade de Aveiro onde desenvolve a sua tese “Design para a Valorização do Território através de Processos Colaborativos: Ressignificar o Ecossistema da Bicicleta na Região de Aveiro.”

O seu percurso profissional permitiu-lhe trabalhar como designer e directora criativa entre Porto, Aveiro e Lisboa. A sustentabilidade e os processos colaborativos sempre marcaram de alguma forma os seus projectos. Iniciou o seu próprio projecto Lanterne Rouge em 2012, focado no desenvolvimento de projectos de comunicação e produto para uma mobilidade urbana em bicicleta.

É fundadora e activista da Ciclaveiro - associação para a mobilidade urbana em bicicleta, onde tem desenvolvido e colaborado nos últimos dois anos em projectos envolvendo a comunidade e defendendo uma maior utilização da bicicleta como um ponto relevante para a construção de uma cidade mais sustentável.


Carolina Gontijo Lopes (CES-UC)

Doutoranda em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas [CES/FEUC – Universidade de Coimbra], Portugal; com estadia de pesquisa nos Núcleo de Antropologia Urbana [FFLCH- USP], Brasil e DFG- Graduiertenkolleg "Selbst-Bildungen. Praktiken der Subjektivierung in historischer und interdisziplinärer Perspektive“ [Fakultät IV: Human- und Gesellschaftswissenschaften - Carl Von Ossietzky Universität Oldeburg], Alemanha com financiamento do Deutscher Akademischer Austauschdienst/DAAD. Mestre em Lazer [EFFITO – UFMG/CAPES]; e graduada em educação física [FEF – UNICAMP/SAE], Brasil. Membro associada da ANPEL, Brasil e ADFC, Alemanha. No momento dedica-se a investigação da prática do ciclismo urbano na metrópole de São Paulo. Pela perspectiva interdisciplinar estuda a cidade e suas práticas urbanas, participavas e de lazer; bem como a atuação técnica e governamental.



Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro (FCTUC e CITTA)


É Professora Auxiliar no DEC da UC na área de Planeamento do Território, Urbanismo e Transportes. Tem vindo a trabalhar ativamente, nomeadamente através da participação em projetos nacionais e europeus e através da orientação de doutoramentos e mestrados nas áreas dos Transportes Coletivos, Modos Ativos e Mobilidade Elétrica (de uma forma global: Mobilidade Sustentável). Dá as disciplinas de Projeto Urbano e Planeamento e Gestão Urbanística Municipal no curso de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, a disciplina de Planeamento de Estações Ferroviárias no mestrado em Engenharia Ferroviária, a disciplina de Modelação da Procura em Transportes no Programa Doutoral em Sistemas de Transportes e a disciplina de Desenho Urbano no Programa Doutoral em Planeamento do Território. Estou integrada no centro de Investigação CITTA (FEUP + UC).

Defende que grande parte dos problemas de transportes que se refletem em níveis deficientes de acessibilidade dos lugares e mobilidade das pessoas se devem à descoordenação entre os nossos instrumentos de planeamento mais estratégicos, que deveriam zelar para que o Planeamento dos Transportes fossem feito de forma coordenada com o Planeamento Regional e Urbano.


Nuno Teles (CES-UC)


Nuno Teles é Investigador em Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e doutorado em Economia pela School of Oriental and African Studies (SOAS), da Universidade de Londres. Os seus interesses em investigação centram-se na área do desenvolvimento e da financeirização das economia, tendo integrado o Projecto Europeu FESSUD - Financialisation, Economy, Society and Sustainable Development. Membro do grupo Research on Money and Finance, é um dos autores do livro Eurozone in Crisis (Verso, 2012).