Seminário

Consumo, hierarquias sociais e colonialidade económica: na contramão de uma banalização da consciência

Luciane Lucas dos Santos (CES)

15 de fevereiro de 2016, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O consumo ocupa hoje um lugar central na vida cotidiana e hoje disputa com o trabalho o lugar de referência na construção das identidades. Neste sentido, este seminário busca problematizar a relação entre o consumo e a naturalização de hierarquias sociais - de gênero, étnico-raciais, de classe, de identidade sexual -, questionando os limites de um discurso que apele à consciência, se mantida a perspectiva da distinção social no consumo. São debatidos também o mito do consumo como ato individual e racional e o consumo produtivo como engrenagem pouco visível que, à semelhança do consumo de bens e signos, também comunica coisas: neste caso, a respeito de relações assimétricas de poder no jogo geopolítico. Primordialmente, este seminário busca desvelar, no âmbito de uma teoria pós-colonial e/ou decolonial do consumo, a relação entre consumo e colonialidade econômica, evidenciando evidenciar o caráter epistêmico e político desta conexão oculta, de modo a apontar alguns de seus efeitos ambientais, estéticos e culturais.

Nota biográfica

Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Integra o Núcleo Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como a equipa de investigação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, projeto internacional financiado pela European Research Council, coordenado pelo Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Integra, também, desde 2008, o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL/CES), que faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do CES/UC. Concluiu o doutoramento em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Construiu uma longa carreira de docência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, sua pesquisa está relacionada aos seguintes temas: teoria pós-colonial do consumo, consumo crítico e solidário, economias comunitárias, teoria pós-colonial da economia, Economia Feminista, estética feminista, economias indígenas, circuitos não-capitalistas de troca.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito | DECIDe