Film session

"É dreda ser angolano" (2007) by Rádio Fazuma

July 1, 2015, 10h00

Camões Portuguese Language Centre of the University Cheikh Anta Diop (Dakar,Senegal)

"É dreda ser angolano" (2007) by Rádio Fazuma (63’, Angola)
Presentation and comments by Catarina Martins (CES)

Sinopse: Tudo começou com uma compilação musical criada para o África Festival, em Lisboa, pelo Conjunto Ngonguenha's. As imagens gravadas para o videoclip dessa compilação resultaram em 13 cassetes. Assim, o que inicialmente era para ser apenas um video musical transformou-se num documentário. E a história segue: um dia em Luanda, capital de Angola, uma jovem democracia cresce após a guerra civil. Retrata-se esta realidade tendo como banda sonora uma rádio imaginária chamada Rádio Dreda, que passa Kuduro e um hip-hop "consciente". Um documentário que é um tributo a todos os artistas que conseguem encontrar inspiração num país em mudança e contribuem, assim, para a criação de uma nova identidade angolana.

Organisers: Centro de Língua Portuguesa Camões da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, Humanities, Migration and Peace Studies Research Group (NHUMEP/CES) and FIla K Cineclube

Lusophone Cinema Series

40 Years of Independences