Sessão cinematográfica

MOSTRA CINETRABALHO - Sessão I

22 de fevereiro de 2012, 15h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Programa

A Rota do Pescado
Documentário, (RJ) 2009 – 30′ | Direção e Produção: Beto Novaes e Cleisson Vidal
Sinopse: A Rota do Pescado retrata as dificuldades da pesca artesanal em Arraial do Cabo frente à intensificação da pesca industrial predatória e do turismo. Nos mares do Arraial a cadeia alimentar marinha está sendo destruída, o fundo do mar degradado, os cardumes desaparecendo e os pescadores artesanais encontrando dificuldades para sobreviver com dignidade. Como resposta às demandas sociais e ambientais foi criada a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo. Porém, depois de 12 anos da sua fundação os problemas dos pescadores e da sustentabilidade ambiental não estão resolvidos. O vídeo suscita o debate público sobre estas questões.

Bagaço
Documentário, Mini DV, (PE, CE) 2006 – 25′ | Direção: Maria Luisa Mendonça e Talles Gomes | Produção: Plácido Junior
Sinospse: O documentário mostra a realidade de trabalhadores(as) na indústria da cana em Pernambuco; o dia-a-dia, as violações de direitos, a destruição ambiental e a inviabilidade de um modelo de produção baseado no latifúndio e na exploração do trabalho.

Bom dia, meu nome é Sheila ou como trabalhar em telemarketing e ganhar um vale-coxinha
Documentário/Ficção, (RJ) 2009 – 17′ | Direção: Angelo Defanti | Produção: Sobretudo ProduçãoFagner vendia planos de saúde pelo telefone usando a lista de assinantes do Rio de Janeiro. Valéria trabalha há 19 anos numa das maiores centrais de teleatendimento do país.

Caso Shell: o lucro acima da vida
Documentário, Mini DV, (SP) 2009 – 26′ | Direção: Denise Simeão | Produção: TV COT – Centro Organizativo dos Trabalhadores
Sinopse: O vídeo trata o caso de contaminação promovido pela empresa Shell/Basf no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulílina-SP. Os efeitos sobre trabalhadores e moradores e sua luta pelo direito à saúde são retratados em depoimentos marcantes.

Céu Limpo
Ficção, Mini DV, (CE) 2009 – 15′ | Direção: Marcley de Aquino e Duarte Dias | Produção: Areal Filmes
Sinopse: Céu Limpo expõe o drama de Leôncio e Chica que inseridos numa realidade desoladora e cruel, fazem da esperança a sua principal aliada.

Correntes
Documentário, Mini DV, (SP) 2005 – 58’ | Direção: Caio Cavechini e Ivan Paganotti | Produção: ONG Repórter Brasil
Sinopse: “Correntes” parte da luta dos abolicionistas contemporâneos para descrever a trajetória dos trabalhadores escravizados na fronteira agrícola brasileira.

 

Nota: O Ciclo da Mostra CineTrabalho trata de filmes curta-metragens do acervo Tela Crítica, inéditos em Portugal produzidos no Brasil e Argentina. O Ciclo de Curtas Metragens sobre Trabalho e Precariedade é uma realização da Mostra CineTrabalho/Projeto Tela Crítica – UNESP - Brasil (www.telacritica.org) sob a coordenação-geral de Giovanni Alves (UNESP) e curadoria de Élson Menegazzo.


Organização: Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) e do Núcleo de Sociologia da FEUC