Lançamento de livro

Dicionário das Crises e das Alternativas

28 de junho de 2012, 18h00

CES Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj 117/118

A sessão contará com a presença dos(a) autores(a) António Pinho Vargas, Conceição Gomes, José Maria Castro Caldas e Manuel Carvalho da Silva.

«As notícias vêm recheadas de palavras, conceitos, números, etc., que não são do conhecimento comum. O que se noticia hoje pode transformar-se amanhã em perda de salário ou de pensão, em aumento do preço dos medicamentos ou dos transportes, em ter de tirar o filho das atividades extraescolares ou de cortar na alimentação. As notícias de hoje são o dia anterior de um quotidiano cada vez mais difícil, de uma vida de horizontes e expectativas de vida cada vez mais incertos e ameaçadores. É, assim, importante perceber o que se lê, ouve ou vê, entendendo o que é dito e o que fica por dizer e decifrar as palavras dos comentadores sobre a atual crise em que vivemos e afeta todos nós.

O “Dicionário das Crises e das Alternativas” é a primeira grande aposta do Observatório sobre Crises e Alternativas e foi feito por uma equipa de 113 investigadores da Universidade de Coimbra, responsáveis pelas 222 entradas desta obra, que é uma edição do CES e das Edições Almedina. A coordenação foi de Ana Cristina Santos, Bruno Sena Martins, João Paulo Dias, João Rodrigues e Margarida Gomes. Contou com uma comissão de revisão técnica, estilística e científica constituída por António Sousa Ribeiro, José Castro Caldas, Manuel Carvalho da Silva, Rui Bebiano, Hermes Augusto Costa e Teresa Tavares».