Seminário

Nos limites da loucura: Estigma, vivências e terapias

7 de junho de 2011, 14h30

Sala de Seminários (2º piso), CES-Coimbra

Enquadramento

A loucura é um tema que nos remete para a nossa capacidade de lidar com a diferença, para o modo como construímos a inclusão e a exclusão nas nossas sociedades. Num jogo em que normal e patológico, biológico e social se cruzam, os limites do que é a loucura têm mudado ao longo do tempo, produzindo configurações distintas de integração e desvio.

Se o confinamento aos hospitais psiquiátricos foi responsável pelo isolamento e estigma social a que durante muitos anos as pessoas com doença mental estiveram destinadas, a filosofia de desinstitucionalização que hoje impera não parece produzir grandes impactos na mudança de atitudes e representações. Muito para além da dor física, a doença mental é uma fonte de sofrimento social. O mal estar que traz para as pessoas que dela sofrem, e para os seus próximos, resulta, em grande parte, dos processos de discriminação, marginalização e estigmatização sociais que lhe estão associados.
Segundo a OMS está em curso uma “transição epidemiológica” que coloca as perturbações mentais no centro das preocupações para o século XXI. No entanto, a doença mental continua a ser uma área negligenciada nos serviços de saúde e as pessoas com doença mental continuam a não encontrar as respostas necessárias aos seus problemas.

Num contexto de reestruturação dos serviços de saúde mental em Portugal, e na sequência da investigação que tem sido realizada no CES, o “Saberes em Diálogo” assume a necessidade de dar voz a um leque diversificado de intervenientes, peritos e leigos, que, perante a questão: “Que definições, vivências e terapias para a loucura?” nos permita revelar outras formas de apreender problemas e soluções. 

Intervenientes:

Carlos Araújo, Fundador da Associação VIME
Cláudia Nogueira, Socióloga, Investigadora do CES
Florêncio Anton, Enfermeiro, Pedagogo e Médium Espírita
José Morgado Pereira, Psiquiatra, Investigador do CEIS20 da UC
Luísa Brito, Enfermeira, Professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Luísa Campos, Professora da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP, Vice-Presidente da Associação Encontrar-se

Intervalo

Debate

Painel de convidados/as e público assistente
Moderação: Sílvia Portugal (CES)

Organização: Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade e Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades