Colóquio

Factos e narrativas esquecidos do movimento estudantil: o movimento associativo de Ciências de Lisboa (1969-1973)

24 de fevereiro de 2024, 15h00-18h00

Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

Factos
O nascimento do MAEESL em 1967;  a promoção de cursos livres e a evocação da "Universidade Popular"; a notificação pela PIDE dos dirigentes; o episódio do legionário, a expulsão dos gorilas, o encerramento da AE e a perseguição à Direcção; a organização da luta estudantil no seguimento do assassínio de Ribeiro Santos; as prisões, expulsões e vagas de suspensões; a incorporação punitiva na tropa e o manifesto dos refratários contra a guerra colonial; a organização e concretização da manifestação de Outubro de 1973.

Narrativas
A visão de uma orientação do movimento estudantil  que começou com a fundação do MAEESL e continuou com a Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências «Por uma Universidade Popular.
As visões da historiografia sobre o movimento estudantil no período 1969-1974.

Inscrição gratuita, mas obrigatória.