Sessão de Leitura
Amora de Natalia Borges Polesso
5 de novembro de 2025, 17h00
Sala 2, CES | Alta
Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, Amora é uma coletânea de contos que celebra, com lirismo, humor e sensibilidade, as múltiplas formas do amor entre mulheres. Com uma escrita afiada e delicada, Natália Borges Polesso retrata personagens reais e complexas em situações do cotidiano — encontros, silêncios, descobertas, desejos e rupturas.
São histórias de afetos contidos e explosivos, de identidades que se afirmam ou se escondem, de juventude e maturidade, marcadas por uma linguagem envolvente e profundamente humana. Ao dar voz a vivências lésbicas com naturalidade e empatia, Amora rompe estereótipos e convida o leitor a enxergar a diversidade do amor em todas as suas nuances.
Uma obra necessária, poética e corajosa — tão doce e intensa quanto o fruto que lhe dá nome.
_______________________________
Este ciclo constitui uma iniciativa do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), em articulação com o Centro de Estudos Sociais (CES), que se propõe promover encontros de leitura crítica de obras literárias de autoria feminina e dissidentes de gênero, provenientes de diferentes contextos geográficos e culturais. As discussões serão orientadas por aportes teóricos dos estudos feministas, de género e queer, em suas múltiplas vertentes.
Este segundo ciclo será coordenado pelas doutorandas em Estudos Feministas Fabrina Souza e Iuri Lopes. As sessões ocorrerão com periodicidade mensal, preferencialmente na primeira quarta-feira de cada mês, às 17h, com duração aproximada de duas horas, nas instalações do CES | Alta.
Nesta segunda edição teremos encontros online nos meses de dezembro (2025), janeiro e junho (2026).
A participação é gratuita e destinada a toda a comunidade, mediante inscrição prévia [aqui]
As obras a serem lidas serão inicialmente sugeridas pelas coordenadoras ou participantes do ciclo, sendo posteriormente divulgadas tanto durante os encontros quanto na página oficial da iniciativa. Sempre que possível, os textos selecionados serão enviados por e-mail às pessoas inscritas. A discussão será conduzida em língua portuguesa, se necessário na língua inglesa e espanhola, sendo facultado a cada participante o uso da edição e da tradução de sua preferência.
As leituras subsequentes serão definidas de forma colaborativa, com base nos interesses manifestados pelas pessoas do grupo.
Para esclarecimentos adicionais, contactar: fabrinasouza@ces.uc.pt ou iurilopes@ces.uc.pt