Seminário | Programa de Doutoramento em ESTUDOS FEMINISTAS

Ficção científica e feminismo especulativo nas literaturas do Caribe hispânico

Doris Wieser (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

23 de abril de 2021, 14h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

O que aconteceria às nossas sociedades se, devido a uma catástrofe natural, um vírus mutante ou uma droga radicalmente nova, os níveis hormonais, corpos e comportamentos condicionados pelo patriarcado ocidental e heterocisnormatividade mudassem repentinamente? Seríamos capazes de pensar e construir outros tipos de papéis de género, identidades sexuais, enfim, outro tipo de sociedade? Essas e outras questões são levantadas por algumas escritoras hispano-americanas que contam histórias de mulheres empoderadas, lésbicas e pessoas trans num cenário de ficção científica para imaginar sociedades diferentes, em futuros hipotéticos. Entre essas obras estão os romances El país de las mujeres (2010) de Gioconda Belli, La mucama de Omicunlé (2015) de Rita Indiana, e o conto “Boreales” (2012) de Yolanda Arroyo Pizarro. Neste seminário propõe-se uma análise e interpretação destas obras estabelecendo um diálogo com o livro Staying with the Trouble (2016) de Donna J. Haraway, no qual a autora define SF não apenas como science fiction, mas também como science fact, speculative fabulation e speculative feminism. Será questionado em que medida estas literaturas do Sul contribuem para um género literário dominado pelo Norte e para uma reflexão sobre o futuro da humanidade no planeta terra.

Nota biográfica

Doris Wieser: Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, responsável pela área das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É membro do Centro de Literatura Portuguesa da mesma instituição, onde coordena o projeto “Identidades nacionais em diálogo. Construções de identidades políticas e literárias em Portugal, Angola e Moçambique (1961-presente)” (IF/00654/2015). É doutora em Literaturas Ibero-românicas pela Universidade de Göttingen (Alemanha) com uma tese sobre o romance policial/romance de crimes latino-americano na viragem do milénio (publicado em 2012). Os seus interesses de investigação giram em torno da construção de identidades e memórias coletivas, do romance policial e dos estudos de género nas literaturas latino-americanas e nas literaturas africanas de língua portuguesa.

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis
ID da reunião: 859 6881 0695 | Senha de acesso: 606000

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.