Aula Inaugural dos Programas de Doutoramento CES-UC

O momento Thompsoniano: agitações trabalhistas no Sul global

Ruy Braga (Universidade de São Paulo)

9 de outubro de 2020, 14h30 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Resumo

Nesta aula, argumentaremos que o chamado padrão fordista de agitação trabalhista foi uma exceção histórica e geográfica, e que o foco nesse modelo dificultou a identificação de padrões alternativos de mobilização dos trabalhadores, sobretudo no chamado Sul global. Consideramos que a problematização elaborada por Beverly Silver a respeito dos padrões de agitação trabalhista dominantes no século XX superou o viés eurocêntrico da análise dos conflitos trabalhistas, redefinindo o campo de estudos do trabalho global.

No entanto, diante da retomada das formas de mobilização coletiva dos trabalhadores em escala global após o advento da crise da globalização capitalista inaugurada em 2008, agravada pela atual pandemia, entendemos fazer-se necessário repensar os modelos (“marxiano” e “polanyiano”) de agitação trabalhistas sugeridos por Silver.

Em suma, ao destacarmos a resistência contemporânea à mercantilização, em especial por parte do “precariado global”, devemos esperar encontrar a luta de classes, mas não em sua roupagem industrial ou fordista. Para tanto, uma recuperação da obra do historiador inglês Edward Palmer Thompson parece-nos útil para pensarmos o atual padrão de agitação trabalhista em escala mundial.

A apresentação do orador seré efetuada por Elísio Estanque (FEUC/CES)


Nota biográfica

Ruy Braga é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e vice-diretor do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic). É autor, entre outros livros, de "A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista" e "A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global".

________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/89176352418
ID: 891 7635 2418

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.