Vítor Murtinho

vmurtinho@uc.pt

Vitor Manuel Bairrada Murtinho (Ansião, 1964). Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa desde 1988, tendo a sua obra publicada em diversas revistas da especialidade. Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra (2002). Exerce funções docentes desde 1988 na Universidade de Coimbra, sendo Professor Associado com Agregação no seu Departamento de Arquitetura. Tem interesses de investigação em áreas como Teoria e História da Arquitetura, Geometria e Construção. Possui múltiplas publicações de índole científica, sendo investigador do CES desde 2007. Foi Presidente da Comissão Executiva e da Comissão Científica do Departamento de Arquitectura da FCTUC desde novembro de 2004 até novembro de 2006. Foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde fevereiro de 2002 até novembro de 2009. Foi Subdiretor da Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra desde novembro de 2009 até fevereiro de 2011. Atualmente é Vice-reitor da Universidade de Coimbra, função que exerce desde março de 2011.

Murtinho, Vítor (2018), "Louvre: a museum with history", Metalica Internacional, 8, 18-24

Murtinho, Vítor (2018), "O grande Louvre: garantir o futuro, inventando um presente para perpetuar o passado (parte 2)", Metalica, 51, 12-20

Murtinho, Vítor; Capela de Campos, Joana (2018), "From Colégio da Trindade to the House of Jurisprudence: the recovery of value", Metalica Internacional, 7, 18-23