Vítor Murtinho

vmurtinho@uc.pt

Nota biográfica

Vitor Manuel Bairrada Murtinho (Ansião, 1964). Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa desde 1988, tendo a sua obra publicada em diversas revistas da especialidade. Doutorado (2002) e Agregado (2018) em Arquitetura pela Universidade de Coimbra. Exerce funções docentes desde 1988 na Universidade de Coimbra, sendo Professor Catedrático no seu Departamento de Arquitetura. Tem interesses de investigação em áreas como Teoria e História da Arquitetura, Representação, Construção e Património. Possui múltiplas publicações de índole científica, sendo investigador do CES desde 2007. É Membro da Direzione & Redazione da revista Artes Renascentes publicada pelo editor Fabrizio Serra Editore (Pisa-Roma); É Membro do Comitè de Direction et de Lecture da revista Albertiana da Société Internationale Leon Battista Alberti; É Membro do Editorial Board da revista Metálica International, editada pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista. Foi Presidente da Comissão Executiva e da Comissão Científica do Departamento de Arquitectura da FCTUC desde novembro de 2004 até novembro de 2006. Foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde fevereiro de 2002 até novembro de 2009. Foi Subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde novembro de 2009 até fevereiro de 2011. Foi Vice-reitor da Universidade de Coimbra desde março de 2011 a fevereiro de 2019, correspondendo a dois mandatos. Scopus Author ID: 54956702900. Web of Science ResearcherID: AAC-4215-2021 .

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Murtinho, Vítor (2023), "A escrita Albertiana sobre a Pintura e a Escultura", Artes Renascentes, IV, 51-59

Capítulo em Livro