Luca Verzelloni

Luca Verzelloni é investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) e membro do Núcleo da Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É licenciado em ciência política pela Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Bolonha e doutorado em Sociologia e Pesquisa Social pela Faculdade de Sociologia da Universidade de Trento. Atualmente é responsável do projeto exploratório "O paradoxo da inovação judicial nos países da Europa do Sul", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenador científico dos cursos para aspirantes ao cargo de juiz-presidente do tribunal, organizados pela Escola Superior da Magistratura Italiana. Entre as suas publicações destacam-se: "Dietro alla cattedra del giudice" (Pendragon, 2009); "Behind the judges' desk: an ethnographic study on the Italian courts of justice" (International Journal for Court Administration, 2012); "Gli avvocati nella giustizia civile" (Carocci, 2015); "Building bridges between the Legal Professions" (Oñati Journal of Emergent Socio-Legal Studies, 2015); "A Gestão dos Sistemas de Justiça, Governo dos Tribunais numa Análise Comparada" (in "40 Anos de Políticas de Justiça em Portugal", Almedina, 2016). Os seus interesses de investigação centram-se nos seguintes temas: organização e gestão da justiça, qualidade da justiça e inovação dos sistemas judiciais, numa perspetiva comparada.

Verzelloni, Luca (2019), "Seguendo come un'ombra il diritto. Riflessioni sull'impiego dello shadowing nella sociologia del diritto", Sociologia del diritto, 1, 23-51

Verzelloni, Luca (2019), "I percorsi di innovazione dei sistemi giudiziari del sud Europa", Studi Organizzativi, 1

Verzelloni, Luca (2018), "Una fotografia in movimento: riflessioni comparative sulla governance dei sistemi giudiziari europei", Archivio Penale, anno LXX, 2, 25-46