Iside Gjergji

Iside Gjergji é investigadora no Centro de Estudos Sociais. Em abril de 2004, iniciou o seu Doutoramento em Sociologia das Migrações e Culturas na Universidade de Salento (Itália), após a licenciatura em Direito na Universidade de Bari (Itália), onde teve a oportunidade e aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Em maio de 2008, defendeu a sua tese de Doutoramento intitulada "Administrative circular letters as instrument of governance for migratory movements in Italy: a sociological analysis" ("As circulares administrativas como instrumento de governação dos fluxos migratórios em Itália: uma análise sociológica"). Foi Professora Assistente na Universidade Ca'Fosfari de Veneza (Itália), onde é, atualmente, Professora e membro do Conselho Académico. Tem-se dedicado ao estudo de vários aspetos do fenómeno migratório, com especial atenção para os centros de detenção administrativa de imigrantes, o racismo e a gestão autoritária dos fluxos migratórios em Itália, assim como o estatuto legal e social dos imigrantes menores de idade em Itália, Espanha e França. Nas suas mais recentes investigação, tem-se concentrado em: 1) as contradições entre a expansão da economia de mercado enquanto forma de civilização global e única e a disseminação do seu universalismo (abstrato); 2) as questões "inter-legislativas" e as consequências destas "novas" formas (neoliberais/pós-modernas) de produção de normas na esfera social; 3) o federalismo institucional e forma como se transformou num veículo de novas desigualdades jurídicas em detrimento da população imigrante em Itália. Atualmente, está a desenvolver um trabalho de investigação sobre os movimentos jovens no Egito.

Gjergji, Iside (2020), "O método Toyota na gestão das migrações internacionais: o caso italiano", Lutas Sociais, 23, 42, 23-39

Denunzio, Fabrizio; Gjergji, Iside (2019), "L'indice segreto. Origine e sviluppo del rapporto di Merton con Durkheim", Sociologia e ricerca sociale, 119, 38-52

Gjergji, Iside (2019), "Sulla governance della morte nella migrazione", ComunicazionePuntoDoc, 21, 61-76