Encontros Científicos

Comunicações em encontros científicos

Santos, Hélia (2021), "O esquecimento da memória: o fim do colonialismo em Angola em narrativas de "segunda geração"", comunicação apresentada em XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro - Utopias Pós-Crise, Coimbra, 15 a 17 de Setembro.

Santos, Hélia (2019), "(Pós)memória e esquecimento na segunda geração de famílias que chegaram de Angola na década de 1970", comunicação apresentada em III Conferência Anual da Associação de Estudos da Memória, Universidad Complutense Madrid, 25 a 28 de Junho.

Santos, Hélia (2018), "(Pós)memória e esquecimento na geração descendente de famílias vindas de Angola na década de 70", comunicação apresentada em Imaginação do Futuro. Saberes, Experiências, Alternativas. Colóquio Comemorativo dos 40 Anos do CES, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, 07 a 10 de Novembro.

Santos, Hélia (2018), "Traits de mémoires entre oublis : récits de deuxième génération à propos de la fin du colonialisme en Angola", comunicação apresentada em VOIR / REVOIR - Revenir sur les traces, définir le présent: La Péninsule Ibérique après les dictatures, Université Paris Nanterre, 04 a 06 de Outubro.

Keating, Clara; Santos, Hélia; Calafate Ribeiro, Margarida; Solovova, Olga (2012), "E-LOCAL: o processo colaborativo na construção de uma plataforma online para introdução a 6 línguas", comunicação apresentada em Encontro Internacional - Línguas, Linguística Aplicada e Tradução, Universidade de Évora, 06 a 07 de Dezembro.

Santos, Hélia (2011), "Os Filhos da Guerra Colonial: entre silêncios e excessos", comunicação apresentada em Colóquio/ Debate 'Os Filhos da Guerra Colonial: pós-memória e representações', Auditório do CIUL; CES-Lisboa, 14 a 15 de Junho.

Santos, Hélia (2011), "Imaginando a Guerra Colonial: a pós-memória dos "filhos da guerra", entre silêncios e excessos", comunicação apresentada em Colóquio Internacional "Portugal entre Desassossegos e Desafios", Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, 17 a 18 de Fevereiro.

Santos, Hélia; Silva, Luciana (2010), "(Pós)Memórias da Guerra Colonial: representações culturais", comunicação apresentada em Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudantes de Antropologia da Universidade de Coimbra, Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra, 26 a 26 de Abril.

Santos, Hélia (2009), "Muslim pupils and the negotiation of Portuguese postcolonial identity", comunicação apresentada em 9th European Sociological Association Conference, Lisboa, 02 a 05 de Setembro.