Denise Esteves


Nota biográfica

Denise Esteves é doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas, com a tese intitulada "Reading Beyond the Written Lines of Human Rights: Collaborative Learning Communities and Learning Schools as Drivers for Educational Change", pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da mesma universidade,é membro do Observatório de Políticas de Educação, Formação e Ciência do CES. Integrou nos últimos anos, projetos de investigação científica sobre políticas educativas, ética no ensino superior e práticas de sucesso e insucesso no ensino superior. Colaborou no pré-teste do Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC - OECD)em Portugal. Os seus interesses de investigação mias recentes centram-se sobretudo em questões relacionadas com as políticas educativas e científicas, bem como nas comunidades de aprendizagem colaborativas, instituições aprendentes, Direitos Humanos e justiça cognitiva.


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Esteves, Denise; Holz, Sheila; Lopes, Mónica; Sandri, Sinara (2024), "Exploring the nexus of gender and environment in the H2020 PHOENIX project: insights from the design of a gender equality plan", Frontiers in Environmental Science, 12

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Esteves, Denise (2021), "As comunidades de aprendizagem em tempos líquidos", CES CONTEXTO, 28, 34-39

Capítulo em Livro

Esteves, Denise; Carvalho-Santos, Ana (2021), Influência do curso avançado de ciências experimentais nas perceções dos alunos do 4º ano sobre o trabalho dos cientistas: um estudo de caso numa escola Ciência Viva, in Santos, A. et. al. (org.), História da Ciência no Ensino. Revisitando Abordagens, Inovando Saberes. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 463-488